CBF divulga o calendário de competições da temporada de 2023

Foto: Cris Mattos/ Staff Images Woman/ CBF

O pontapé inicial será no dia 05 de fevereiro, com a disputa da segunda edição da Supercopa do Brasil

https://twitter.com/BRFeminino/status/1605294848327798797

Habemus tabela! A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta terça-feira, 20, o calendário de competições da temporada de 2023 para o futebol feminino. Ao todo, teremos 6 competições, sendo 4 delas da categoria adulta e 2 das categorias de base.

As mudanças em formatos ficaram por conta das categorias de base: o Brasileiro Feminino sub-20 passou a ter menos equipes (20), 4 a menos em relação às edições anteriores, com o objetivo de aumentar a competitividade, enquanto o Brasileiro Feminino sub-17, que vai ser a última competição do calendário de 2023, passou a ter 16 equipes, 4 a mais do que na última edição.

O pontapé inicial fica por conta da Supercopa do Brasil, que vai para a sua segunda edição em 2023, no dia 05 de fevereiro, seguido do Brasileiro Feminino Neoenergia, que completa 10 anos e vai para a sua décima primeira edição, e se inicia no dia 26 de fevereiro, com a primeira rodada. Lembrando que as datas divulgadas pela CBF podem ser alteradas devidos às decisões dos mandantes ou pela emissora transmissora, que passa a ser exclusiva da Globo.

Além disso, os estaduais passaram a ter um período fixo em 2023: passando a ser de setembro à dezembro. As competições regionais são classificatórias para o Brasileiro Feminino A3.

Veja as competições de 2023:

Categoria adulta

Supercopa do Brasil

Início: 05 de fevereiro

Final: 12 de fevereiro

Formato: 08 equipes, que tem as vagas distribuídas entre os 12 remanescentes do Brasileiro Feminino Neoenergia e os semifinalistas do Brasileiro Feminino A2, que conseguiram o acesso para a A1, são divididos em sorteios, e fazem partidas eliminatórias até a grande final.

Por enquanto, as equipes garantidas

Corinthians (SP)

Internacional (RS)

Flamengo (RJ)

Atlético (MG)

Real Brasília (DF)

Bahia (BA)

Athletico (PR)

Avaí/Kindermann (SC)

Brasileiro Feminino Neoenergia

Início: 26 de fevereiro

Final: 17 de setembro

Formato: 16 equipes se enfrentam entre si na primeira fase e os oito melhores avançam à fase final, onde em um cruzamento olímpico, jogam partidas eliminatórias até a final. Os finalistas avançam à Libertadores Feminina do ano seguinte (2024).

Estas são as equipes do Brasileiro Feminino Neoenergia:

Corinthians (SP)
Internacional (RS)

São Paulo (SP)

Palmeiras (SP)

Real Brasília (DF)

Flamengo (RJ)

Ferroviária (SP)

Grêmio (RS)

Santos (SP)

Avaí/Kindermann (SC)

Atlético (MG)

Cruzeiro (MG)

Ceará (CE)

Athletico (PR)

Bahia (BA)

Real Ariquemes (RO)

Brasileiro Feminino A2

Início: 15 de abril

Final: 08 de julho

Formato: 16 equipes divididas em quatro grupos, fazem jogos de turno e returno e os dois melhores de cada grupo avançam à fase final, onde se enfrentam em jogos eliminatórios até a final. Os semifinalistas conseguem o acesso para o Brasileiro Feminino Neoenergia de 2024.

Equipes confirmadas na competição:

Rebaixados da A1: São José (SP), Cresspom (DF), ESMAC (PA) e RB Bragantino (SP);

Acesso do Brasileiro Feminino A3: Taubaté (SP) (Campeão), 3B(AM), Sport (PE) e Vila Nova (GO);

Equipes Remanescentes: Minas Brasília (DF), América (MG), Botafogo (RJ), Fluminense (RJ), Fortaleza (CE), UDA (AL), Botafogo (PB), JC FC (AM).

Brasileiro Feminino A3

Início: 15 de abril

Final: 24 de junho

Formato: as 32 equipes (27 campeões ou representantes estaduais, 4 rebaixados do Brasileiro Feminino A2 e 1 representante da Federação mais bem Rankeada) são divididas por meio de sorteio e realizam jogos eliminatórios até a final. Os semifinalistas se garantem no Brasileiro Feminino A2 de 2024.

Veja as equipes já garantidas na competição:

Rebaixados do Brasileiro Feminino A2: Vasco (RJ), Aliança (GO), Cefama (MA), Iranduba (AM);

Equipe da Federação mais Bem Rankeada: Pinda SC (SP);

Representantes ou Campeões Estaduais: Vila Nova (ES), Toledo (PR), Recanto Interativo (AM), Porto Velho (RO), Mixto (MT), Pérolas Negras (RJ), Assemurb (AC), Uberlândia (MG), Capital (DF), Doce Mel (BA), Guarani de Juazeiro (CE), Criciúma (SC), Acauã (AL), Juventude (RS), VF4 (PB), Náutico (PE), Atletas de Jesus (GO), Polivalente (TO), São Bernardo (SP), ABC/União (RN), IAPE (MA), Remo (PA).

Ao todo, 27 vagas já foram definidas, faltam apenas 5 para serem preenchidas para a segunda edição do Brasileiro Feminino A3.

Categorias de Base:

Com a alteração do número de equipes, ambas as competições passarão por mudança no formato.

Brasileiro Feminino sub-20

Início: 08 de março

Final: 21 de junho

Brasileiro Feminino sub-17

Início: 04 de novembro

Final: 25 de novembro

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.