CBF define os grupos da primeira fase do Brasileiro Feminino sub-18

Fluminense é o atual campeão do Feminino sub-18, ao derrotar o Internacional nos pênltis (Foto: Thais Magalhães/CBF)

A competição se inicia a partir do dia 06 de julho e se estende por três meses no calendário de 2021, com previsão de se finalizar no dia 10 de outubro

A terceira edição do Brasileiro Feminino Sub-18 vem aí: assim como nos anos anteriores, conta com 24 equipes, que conheceram o seu caminho em busca do título de uma das principais competiçoões de base que ocorrem à nível nacional. O sorteio dos grupos foi realizado nesta segunda-feira, 07, data que marca exatamente 01 mês para o início da competição, que, de acordo com o calendário divulgado pela CBF indica que ela inicia no dia 06 de julho.

Assim como na edição de 2020, que ocorreu no início de 2021 em virtude da pandemia do Covid-19, que afetou todo o calendário da base, a primeira fase ocorre na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Esta fase consiste nas 24 equipes divididas em seis grupos (A até F), onde todos jogam contra todos dentro do grupo, em jogos de ida e volta. Se classificam para a próxima fase os melhores de cada grupo no final de seis rodadas mais os dois melhores segundos colocados gerais.

Já na segunda fase, os 08 times restantes são divididos em dois grupos com 04 equipes cada e os dois melhores se garantem na semifinais. Apenas nesta fase não temos partidas de turno e returno, já na primeira fase, semis e final são disputadas em dois jogos. E, lembrando que não temos o gol fora de casa, portanto em caso de resultados iguais, temos a disputa de pênalti para saber quais são as equipes vencedoras do duelo. Os demais detalhes da competição, como datas, jogos e a tabela serão divulgados nos próximos dias pela CBF.

O atual campeão é o Fluminense, que venceu o Internacional em jogo disputado no Beira Rio por 7 a 6, destaque para as duas goleiras: Ravena, pelo lado tricolor e Barbieri pelo lado Colorado. Inclusive, a equipe gaúcha é a que mais chegou em finais na competição: das duas edições anteriores disputadas, o Internacional chegou nas duas decisões.

Este ano teremos algumas novidades: por conta da regra da CBF, que determina que as equipes que estejam na primeira divisão do Campeonato Brasileiro Masculino: América MG, Juventude, que retornou com as atividades do time feminino, Atlético GO e Athletico PR disputam pela primeira vez a competição.

Confira os grupos da primeira fase do Brasileiro Feminino:

GRUPO A: Fluminense, Flamengo, Cuiabá e Minas Brasília

GRUPO B: Internacional, Sport, América MG e Athletico PR

GRUPO C: São Paulo, Vitória, Grêmio e Iranduba

GRUPO D: Santos, Atlético MG, Ceará e Audax

GRUPO E: Ferroviária, Chapecoense, Atlético GO e Juventude

GRUPO F: Avaí/Kindermann, Fortaleza, Corinthians e Bahia.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.