Brasileiro Feminino A2: Definidos os semifinalistas

Atlético MG, ESMAC, Cresspom e RB Bragantino também se garantem na A1 de 2022 e definem as 16 equipes da primeira divisão e da segunda divisão no próximo ano

No último final de semana, 04 equipes celebraram o acesso à Elite do Brasileiro Feminino, após chegarem à semifinal da A2: Atlético MG, que vai representar o estado de Minas Gerais e se junta ao Cruzeiro, que conseguiu se manter na primeira divisão, ESMAC, que vai representar o Norte do país, CRESSPOM, time tradicional do Distrito Federal e se junta ao Real Brasília e o RB Bragantino, um dos favoritos ao título que, em seu segundo ano de existência e o primeiro disputando a A2 já comemora o bom trabalho de Camilla Orlando e será o sétimo paulista na primeira divisão. Pela primeira vez na história do Brasileiro Feminino A1, que foi criado em 2013, não teremos uma equipe do Nordeste, já que o Ceará foi eliminado nas quartas de final e o Bahia foi rebaixado.

Confira um pouco como foi a trajetória dos semifinalistas e como foi as quartas de final

O primeiro a entrar em campo para decidir a vaga para a semifinal foi o Atlético MG, que empatou em 0 a 0 no jogo de volta e, por conta do placar de 3 a 1 na primeira partida das quartas, conquistou a vaga à primeira divisão. O destaque vai ao técnico Hoffman Tulio, que pela segunda vez consegue um acesso de mais uma equipe mineira. Em 2019, ano em que o Cruzeiro chegou à final da segunda divisão, as Cabulosas eram comandadas por Hoffman. Este foi o terceiro ano em que as Vingadoras competiram, mas na edição de 2020, não chegaram as fases finais.

Já a segunda vaga para a semifinal, foi o ESMAC, do Pará. Em duelos de equipes do Norte do país, as paraenses se deram melhor, ganharam por 2 a 1, com gols da lateral Anne e Cassia, e as rondonienses, que chegaram a abrir o placar no jogo de volta, marcaram com Bia Batista. Esta é a primeira vez na história que o ESMAC chega à primeira divisão e a segunda equipe paraense a estar na elite. A primeira foi o Pinheirense, em 2018, que venceu a primeira edição, sob o comando de Aline Costa, considerada a primeira técnica a ganhar um título a nível nacional.

E pela terceira vez seguida, o Ceará foi eliminado nas quartas de final e mais um ano permanece na segunda divisão. O Cresspom, do Distrito Federal, venceu por 2 a 0 as cearenses, que jogavam em casa, e não foram páreas para as brasilienses, e perderam por 2 a 0, com dois gols da defensora Isabela, que teve que ser substituída por conta de uma lesão.

E o RB Bragantino chegou à semifinal de forma heróica, depois de uma primeira fase perfeita, a equipe paulista teve problemas nesta fase final e nas quartas também não foi diferente: depois de perder por 4 a 2 no primeiro jogo, o Massa Bruta conseguiu reverter a vantagem e ganhou por 2 a 0, gols marcados por Ingryd e Raquel. Como esta fase é decidida pelo placar agregado dos dois jogos, o tempo regulamentar terminou em 4 a 4, e, com isso, foi para os pênaltis: as paulistas levaram a melhor e ganharam por 4 a 2, garantindo a sétima equipe paulista na A1 de 2022.

JOGOS DAS SEMIFINAIS DEFINIDOS

Mesmo com todas as equipes já garantidas na primeira divisão, temos que saber quem será o vencedor e, com isso, temos os jogos decididos: o Atlético MG enfrenta o Cresspom, e, estas equipes voltam a se enfrentar, já que na primeira fase, as duas estiveram no mesmo grupo e, na ocasião, as mineiras levaram a melhor e ganharam por 1 a 0 na segunda rodada.

Já o RB Bragantino enfrenta o ESMAC, e, em mais um ano as paraenses enfrentam paulistas na fase final da A2: em 2020, nas oitavas de final, o ESMAC enfrentou o Juventus e foi eliminado nas oitavas de final. Os jogos estão previstos de acordo com a tabela detalhada, ocorrem nos dias 15 e 22 de agosto, mas ainda a ser confirmado pela CBF. A final está prevista para o dia 05 de setembro.

EQUIPES DEFINIDAS PARA A1 E A2 DE 2022

Com a criação da A3 para 2022, e a reformulação da A2 de 2022, com 16 equipes ao invés de 36, como foi desde 2019, já temos todas as equipes para as duas principais competições do futebol feminino brasileiro: pelo Brasileiro Feminino A1, teremos 04 novidades: ESMAC, Atlético MG, Cresspom e RB Bragantino, que se juntam ao Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Ferroviária, Internacional, Grêmio, Avaí/Kindermann, Flamengo, Real Brasília, Cruzeiro e São José. Com isso, a primeira divisão ficou dividida da seguinte maneira: 07 times do estado de São Paulo, 02 times de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, 1 time de Santa Catarina e do Pará.

Já com a eliminação nas quartas de final do Athletico PR, Real Ariquemes, América MG e Ceará, estas equipes continuam na segunda divisão e se juntam aos rebaixados Napoli, Bahia, Minas Brasília e Botafogo, e, aos eliminados nas oitavas de final: Iranduba, UDA, Fortaleza, Vasco, Fluminense, JC FC, Aliança e Botafogo (PB), o que totaliza 16 times. A partir de 2022, teremos um novo formato na segunda divisão, as 16 equipes serão divididas em 04 grupos e os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Com transmissão em TV aberta, definidas as datas e horários da Supercopa do Brasil