Brasileiro Feminino A2: 11 das 16 vagas já estão definids, confira o cenário para a última rodada

Foto: Divulgação/ RB Bragantino

Por conta da vaga já garantida para a próxima fase, as equipes já tem calendário para a temporada de 2022

Na próxima sexta-feira, 18, teremos a quinta rodada da primeira fase do Brasileiro Feminino A2, e temos 5 vagas em aberto para as oitavas de final. Lembrando que por conta da criação de mais uma competição, o Brasileiro Feminino A3, as equipes que se garantem na fase final já tem vaga carimbada para a A2 do ano que vem, pois a competição conta com 16 equipes, sendo 12 das que chegarem até as quartas de final e as 04 rebaixadas da A1 deste ano.

Conforme em anos anteriores, a A2 garante as duas melhores equipes de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados, e para conquistar a vaga, qualquer time precisa de pelo menos, oito pontos em cinco rodadas.

Na última rodada, tivemos alguns times carimbando a vaga para a próxima fase: pelo grupo A, ESMAC, do Pará, confirmou a classificação ao ganhar de 3 a 0 do Real Ariquemes, que determinou a vaga na rodada 3 e o Iranduba também conquistou a vaga ao vencer o Assemurb, do Acre, por 3 a 0.

Pelo grupo B, temos apenas o Fortaleza nas oitavas de final, mesmo com o empate diante do JC FC, da Amazônia, em 1 a 1, chegou aos 10 pontos. O próprio JC também precisa de um empate ou uma vitória para fechar a segunda vaga, já a situação para o CEFAMA, Vitória e Tiradentes, é muito complicada: precisam ganhar o jogo e ainda contar com os resultados do grupo C, D e E para ficar com uma das três vagas que ainda restam para os terceiros colocados, pois estes times podem chegar até 07 pontos.

Pelo grupo C, Ceará e Botafogo da Paraíba já estão nas oitavas de final e carimbaram a vaga na última rodada, quando se enfrentaram e acabou com a vitória, de virada, do Vozão, que está com 100% de aproveitamento, com 04 vitórias em 04 jogos, já o UDA, o terceiro colocado do grupo, precisa apenas de um empate ou uma vitória para se garantir nas oitavas de final. O Náutico ainda tem chances remotas de se classificar, já que precisa da vitória e contar com a derrota de UDA.

Pelo grupo D, o RB Bragantino, que tem a melhor campanha desta primeira fase, com 100 % de aproveitamento e nenhum gol sofrido até o momento, garantiu a vaga e, de quebra, o Fluminense também se garantiu na rodada 4, somando 09 pontos, com apenas uma derrota, sendo esta para o próprio Massa Bruta. A última vaga do grupo fica por conta de Vila Nova ou Criciúma: o time capiaxaba é quem está mais próximo da classificação, mas precisa de uma vitória diante do time paulista. Já o Criciúma precisa ganhar e ainda torcer para uma derrota do Vila e dos resultados dos demais grupos para celebrar o calendário garantido para o próximo ano.

Pelo grupo E, apenas o atual campeão mineiro, o Atlético MG, com 100% de aproveitamento e uma das melhores campanhas, é o único garantido para a próxima fase, já o Cresspom, o segundo do grupo, com 07 pontos e o Aliança, com 06 e o terceiro, ainda tem chances de classificação e, para o Aliança, um empate já basta para o time do Distrito Federal, já para o Cresspom uma vitória é o necessário para carimbar a vaga para as oitavas de final.

Pelo grupo F, Vasco, com uma campanha surpreendente de 100% de aproveitamento e o Athletico PR, da técnica Rosana, já estão com o calendário parcialmente preenchido para 2022, já que se classificaram para as oitavas de final. Mais duas equipes ainda brigam pela última vaga, de fato, o América MG e a Chapecoense, ambas com quatro pontos e precisam apenas da vitória para sonhar com a próxima fase.

BRASILEIRO FEMININO A2

A competição mais conhecida como segundona, foi criada em 2017, substituindo a Copa do Brasil, que foi encerrada em 2016. Esta é a quinta edição e por conta do seu formato, temos quatro campeões diferentes, sendo dela a primeira técnica a ganhar uma competição à nível nacional, Aline Costa, em 2017, com o Pinheirense, do Pará.

Confiram os campeões:

2017- Pinheirense (PA)

2018- Minas Brasília (DF)

2019- São Paulo (SP)

2020- Napoli (SC)

O formato que conhecemos atualmente, de 36 times em disputa, ocorre desde 2019, no qual os campões estaduais ou representantes das federações fazem parte da competição, já que em alguns estados, o campeão já está garantido na A1. Atualmente, estes 36 times são divididos em 06 grupos, no qual os dois melhores de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados se garantem nas oitavas de final, onde temos um novo sorteio realizado pela CBF, que determina os confrontos e o chaveamento até a final. Os times que se garantem na semifinal já tem vaga garantida no Brasileiro Feminino A1 do ano seguinte.

Já a partir de 2022, teremos outra mudança significativa: com a criação da terceira divisão, ou Brasileiro Feminino A3, das atuais 36, teremos 16 equipes, sendo as 04 rebaixadas da A1 de 2021 e as 12 que se classificarem para as oitavas de final (5º ao 16º colocado). As 16 equipes são divididas em 04 grupos, com 04 equipes cada, e as equipes jogam entre si nos respectivos grupos em turno e returno e os dois melhores de cada grupo se classificam para a fase final, onde jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.