A Seleção Canarinha chegou a todas as decisões do Torneio Continental e, de quebra, conquistou a vaga para a Copa do Mundo de 2023 e para os Jogos Olímpicos de 2024
O Brasil está na final da Copa América de 2022. As comandadas de Pia Sundhage entraram em campo na noite desta terça-feira, 26, em jogo válido pela semifinal, e venceram por 2 a 0. Ary Borges e Bia Zaneratto foram as responsáveis por marcarem os gols que garantiram a seleção canarinha na nona final da competição.
Com o resultado, o Brasil se garantiu na Copa do Mundo de 2023, sendo uma das únicas a disputar todas as edições do Mundial e também nos Olímpicos, que ocorre em Paris, em 2024. A seleção de futebol feminino se tornou a primeira modalidade que representa o Brasil a se classificar para as Olímpiadas.
Em busca do oitavo título da competição, o Brasil volta a entrar em campo no próximo sábado, 30, às 21h, em Bucaramanga, diante da Colômbia. Já as paraguaias, perdedoras deste confronto, ainda vão em busca da vaga para o Mundial e enfrentam a Argentina, no jogo do terceiro lugar, no dia 29, às 21h. Com o resultado, as comandadas pelo brasileiro Marcelo Frigério se garantiram nos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem em 2023, no Chile.
Como foi o jogo?
O Brasil iniciou a partida superior, contudo, se afobou no momento da criação das jogadas, deixando espaços para as paraguaias, que ofereceram perigo para a goleira Lorena, principalmente nas cobranças de falta de Fany Gauto e Sandoval.
Depois de começarem a entrar mais no jogo, o Brasil começou a jogar melhor e aproveitar a sua superioridade, depois dos 10 minutos de partida. O primeiro gol ocorreu aos 15 minutos, com Ary Borges, que recebeu um cruzamento de sua companheira de clube, Bia Zaneratto, sem chances para a goleira adversária.
Com a vantagem no placar, o Brasil começou criar jogadas mais estratégicas e com mais calma, até que aos 27 minutos, Bia Zaneratto, que chegou ao seu jogo de número 100 com a Amarelinha, aproveitou e chutou de longe, fazendo um belo gol para marcar este feito.
Após a boa vantagem conquistada no primeiro tempo, o Brasil continuou dominando a partida e chegando com perigo na meta adversária, mas foi parada por duras faltas das jogadoras paraguaias e também por gols perdidos, principalmente de jogadas que tiveram falhas no último terço de campo.
No segundo tempo, o Brasil entrou em um ritmo frenético nos minutos iniciais, mas depois mais administrou a vantagem conquistada, diminuindo o ritmo dentro de campo, se classificando para a nona final da competição.
Ficha Técnica:
Brasil 2 x 0 Paraguai
Local: Estádio Alfonso López, Bucaramanga, Colômbia.
Data: 26/07/2022
Hora: 21h (Brasília)
Brasil: Lorena; Antonia (Fê Palermo), Tainara, Rafaelle (Kathellen) e Tamires; Angelina, Ary Borges (Duda Sampaio), Adriana e Kerolin (Gabi Portilho); Debinha (Geyse), e Bia Zaneratto. Técnica: Pia Sundhage.
Colômbia: Bobadilla; Ramora Martínez (Rosa Miño), María Martinez, Veronica (Lorena Alonso) e Daysy Bareiro (Graciela); Godoy, Dulce Quintana, Jessica Martinez e Fabiola Sandoval; Fany Gauto e Rebeca (Fatima Acosta). Técnico: Marcelo Frigério.