Por: Duany Khydac
A seleção brasileira conquistou um ponto logo na estreia do mundial sub 17. Enfrentando a seleção japonesa, forte candidata ao título, a equipe brasileira demonstrou muita dedicação empenho e conseguiu neutralizar as jogadas das adversarias. O placar de 0 a 0 deixou claro que foi um jogo muito estudado e com grande destaque para o setor defensivo.
JOGO ESTUDADO E POUCAS CHANCES DE GOL
A partida já se iniciou de forma estudada, o Japão com seu jogo tradicional de muita troca de passes e movimentação, nos minutos iniciais tentou acuar a seleção brasileira, mas não conseguiu criar chances efetivas de gol. Sem grande criatividade no meio-campo, o Brasil, escalado em um 4-3-3, buscou os contra-ataques para tentar vencer a defesa japonesa, também não obteve sucesso. Sem muita efetividade das equipes, a arbitragem também não teve muito trabalho e encerrou a primeira etapa sem dificuldade.
Para quem esperava um jogo mais intenso no segundo tempo os 10 minutos iniciais da etapa complementar apontaram mais do mesmo. Brasil marcando de forma muito eficiente, mas pecando nas jogadas de contra-ataque e o Japão trocando passes de forma lenta, sem efetividade.
Porem, não foi uma partida ruim quando analisamos a equipe brasileira. Com uma marcação correta, muito esforço físico (jogadoras terminaram a partida exaustas) e uma dedicação tática elogiável, as atletas brasileiras conseguiram parar uma seleção muito tradicional principalmente nas categorias de base, que na teoria, são o principal rival do grupo. Um resultado valoroso, que coloca o Brasil com boas chances de classificação.