A seleção brasileira se consagrou na tarde deste domingo (09) como a grande campeã da CONMEBOL Liga Sul-Americana Sub-19. O Brasil, que teve menos de vinte quatro horas de descanso para esta partida, superou todas as adversidades e superou a seleção da Venezuela por 2×0, com gols marcados por Duda e Micaelly.
O jogo
Como só a vitória interessava para a Venezuela, já que o Brasil tinha a vantagem por ter um melhor saldo de gol, as venezuelanas iniciaram a partida pressionando a seleção brasileira. Logo aos 4′ a atacante Kimberlyn Campos teve a primeira grande oportunidade do jogo, mas seu chute parou na defesa brasileira. Após este bom inicio venezuelano, foi a vez do Brasil controlar a partida e criar as chances. A atacante Marta parou no travessão após cobrança de falta e a meia Raquel fez boa jogada dentro da área, mas teve seu chute bloqueado pela zaga vinotinto. Com isso, o primeiro tempo foi finalizado sem mudanças no placar.
A segunda etapa começou com o Brasil pressionando a seleção da casa. Tal pressão foi fundamental, pois logo aos 2′ minutos, após boa jogada, a meia Duda recebeu a bola na entrada da área e com um belo chute abriu o placar para a seleção brasileira. As brasileiras seguiram dominando a partida, mas com apoio da torcida que compareceu em peso no Centro Nacional de Alto Rendimento Evelio Hernández, as venezuelanas conseguiram criar jogadas perigosas com a atacante Kimberlyn Campos, porém não conseguiram balançar a rede do gol brasileiro. Com o final do jogo se aproximando, o Brasil conseguiu marcar o segundo gol com Micaelly aos 44′, selando assim a vitória da seleção.
As brasileiras puderam festejar o título da primeira edição da CONMEBOL Liga Sul-Americana Sub-19. A campanha do Brasil nesta competição foi impecável do começo ao fim. Contando os jogos da primeira fase e desta fase final, A seleção disputou seis partidas, venceu todos os seis vitórias, marcou um total de vinte e nove gols e sofreu apenas dois. A seleção da Venezuela ficou com o vice-campeonato, já o Paraguai terminou no terceiro lugar.
A partir de agora as atenções da seleção brasileira se voltam para o Sul-americano Sub-20 que será realizado na Argentina entre os dias 4 a 22 de março. Além do título, nesta competição estará em disputa duas vagas para o Mundial da categoria que acontecerá em agosto na Conta Rica e Panamá.