Ontem, sábado (20), aconteceu a última rodada do Grupo B do Sul-americano sub-20. A Colômbia venceu a seleção brasileira por 2×1 e garantiu a primeira colocação do grupo. Além disso, a Venezuela derrotou o Chile por 1×0 e assegurou a última vaga para a fase final da competição.
Brasil 1×2 Colômbia
Decerto, este era um dos jogos mais esperados desta competição. Brasileiras e colombianas, nos últimos anos, vem alimentando uma forte rivalidade e este confronto seria mais um capítulo desta história.
O primeiro tempo foi marcado por um jogo bastante truncado e físico, onde as duas equipes alternavam a posse de bola, porém não conseguiam criar oportunidades claras de gol. A melhor chance desta primeira etapa ficou por conta de Gabriela Rodríguez, a colombiana recebeu livre dentro da área e chutou cruzado, mas sua finalização foi pra fora.
O Brasil possuía muita dificuldade na saída de bola e na criação de jogadas. Já que, a equipe da Colômbia conseguia povoar bem o meio campo da equipe brasileira e, assim, forçava a seleção a sair com chutões do setor defensivo para o ataque.
Todavia, o 0x0 no placar refletiu bem o que foi o jogo jogado pelas equipes no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a Colômbia voltou melhor e passou a criar mais perigos para a seleção brasileira. Em boa troca de passes, a colombiana Laura Garavito teve chance de abrir o placar, mas parou em uma boa defesa da goleira Mari Ribeiro.
O gol colombiano veio aos 24′, em cobrança de falta, Juana Ortegon subiu mais alto que a defesa do Brasil e cabeceou colocando a Colômbia em vantagem. Apenas, cinco minutos depois veio o segundo das colombianas, Gabriela Rodríguez, artilheira da competição, apareceu dentro da área e acertou um chute no canto da meta do Brasil.
A seleção brasileira chegou a descontar aos 40′. Em cruzamento de Lara Dantas, a atacante Pamela dos Santos, aproveitou para marcar e cortar distância. Imediatamente, mesmo pouco tempo no relógio, o Brasil se lançou ao ataque em busca do empate, Gi Fernandes teve a chance de marca, mas seu chute foi pra fora.
Com a derrota, o Brasil, que já estava garantido na fase final, ficou com a segunda colocação do grupo B. Já a Colômbia, passou de maneira invicta, na primeira colocação.
Esta foi a primeira derrota da seleção brasileira na história contra uma seleção da América do Sul na categoria sub-20. O Brasil possuía um total de 81 jogos de invencibilidade, 76 vitórias e cinco empates, em mais de 20 anos.
Ainda pelo Grupo B
Na partida de abertura dessa rodada, a seleção da Venezuela venceu o Chile pelo placar de 1×0 e assegurou a última vaga para a próxima fase. Desse modo, o único gol foi marcado pela artilheira Mariana Barreto.
Confira a classificação final do Grupo B:
Hexagonal final do Sul-americano sub-20
Terça-feira – 23 de abril
Paraguai x Venezuela
Colômbia x Peru
Argentina x Brasil
* A Conmebol ainda não confirmou os horários dos confrontos