No último ranking divulgado na temporada de 2023, Brasil agora ocupa a décima primeira posição
A FIFA divulgou na última sexta-feira, 15, o último ranking de seleções da temporada de 2023, marcada principalmente pela Copa do Mundo, que terminou com a vitória da Espanha diante da Inglaterra por 1 a 0.O Ranking vai ser crucial para mais informações para o sorteio dos grupos dos Jogos Olímpicos de 2024.
O desempenho das seleções principalmente na Liga das Nações e outras competições classificatórias para as Olímpiadas foram cruciais para vermos uma mudança no top 10, que tem a Espanha, atuais campeãs mundiais, como as líderes do Ranking, com 2066 pontos, ultrapassando a Suécia, que com a disputa dos playoffs na Liga das Nações e a impossibilidade de brigar pela vaga olímpica, caiu quatro posições, ficando no quinto lugar.
Além disso, o bom desempenho da Seleção Francesa garantiu a entrada no top 03, subindo duas posições em comparação com o último ranking, que havia sido divulgado após a Data Fifa de setembro.
Depois de mais de dois anos sem a disputa de nenhuma partida oficial, a Coreia do Norte voltou a entrar em campo e conquistou bons resultados, retornando ao top 10.
Após altos e baixos nas duas últimas datas FIFA, o Brasil saiu do top 10 e agora ocupa a 11ª posição, com 1941 pontos, à frente de seleções como a Austrália, quarta melhor da Copa do Mundo.
A FIFA informa que o Ranking registrou um recorde de seleções presentes, passando a ter 192, seis a mais do que o último. O próximo deve ser divulgado em março de 2024 e pode registrar um aumento de seleções com a disputa de competições classificatórias para as Olímpiadas.