Em partida válida pelo Grupo B, as campeãs argentina e chilena entraram em campo no jogo mais equilibrado do dia. A capitã Quiñones abriu o placar para as Gladiadoras, enquanto a defensora Galaz empatou no segundo tempo.
Boca Juniors e Santiago Morning entraram em campo com o objetivo de defender os seus respectivos favoritismos, já que são cotadas para figurarem entre as equipes na fase final da competição. Uma derrota hoje poderia complicar a situação em um grupo que ainda tem o Avaí Kinderman, outra equipe bem cotada. O clube xeneize não jogava a competição continental há 8 anos, enquanto a equipe chilena caiu nas quartas de final na Libertadores 2019.
A PARTIDA
A equipe boêmia iniciou a partida com forte marcação e subindo as suas linhas, dificultando as saídas de bola e forçando o erro do Boca Jrs. Mas foi Yamila Rodríguez quem teve a primeira chance da partida aos 4″. A resposta chilena veio aos 11″ com cabeçada de Karen Araya após cobrança de escanteio. Aos 13″, Eliana Stabile fez o lançamento da esquerda para a finalização de Fabiana Vallejos na ponta direita em mais um ataque perigoso.
A partir da metade do primeiro tempo, o time de Christian Meloni subiu a marcação e foi ganhando cada vez mais terreno no campo de ataque, impossibilitando as saídas da equipe chilena. Depois de um começo de jogo estudado e equilibrado, o Boca praticamente dominou a criação das jogadas e impôs seu ritmo. O Santiago sofria com o lado direito de sua defesa, onde a dupla Stabile e Rodríguez criava boa parte das jogadas ofensivas xeneizes.
Aos 33″ a árbitra Emikar Calderas apontou pênalti muito duvidoso em jogada pelo lado direito do ataque argentino. A bola tocou na mão da zagueira, porém estava junto ao corpo. Como não há VAR na Libertadores Feminina, ficou valendo a marcação de campo e Vallejos foi para a cobrança e acabou desperdiçando a chance de abrir o placar em brilhante defesa de Ryann Torrero com a perna direita.
O primeiro tempo que começou com o Santiago melhor, acabou com um Boca Juniors crescendo muito e tendo as melhores chances. Não à toa, Carolina Troncoso foi o grande destaque nessa metade.
SEGUNDO TEMPO
As duas primeiras chances do segundo tempo foram da equipe de Paula Navarro, demonstrando que a conversa no vestiário havia surtido efeito. Aos 45″, Nicole Fajre finalizou após cruzamento pela direita e, aos 46″, Paola Villamizar meteu um bom chute cruzado.
Aos 56″, a goleira chilena Torrero fez grande defesa em chute de Rodríguez, após cruzamento de Troncoso. Logo após esse lance, em cobrança de escanteio, Florencia Quiñones abriu o placar para as Gladiadoras, após a goleira boêmia falhar e soltar a bola na pequena área.
A partir do gol, o jogo ficou travado e com poucas jogadas ofensivas e pouca posse de bola para ambas as equipes. O gol de empate veio aos 82″ também após cobrança de escanteio e cabeçada de Su Helen Galaz, que aproveitou a segunda bola na pequena área. Rodríguez ainda teve duas chances de conquistar os 3 pontos para a equipe argentina, mas os chutes cruzados aos 88″ e aos 91″ não foram na meta.
AMÉRICA DE CALI X UNIVERSITÁRIO
O outro jogo das 19:30 foi entre as colombianas de Andrés Usme e as peruanas de Juan Pablo Durand. Manuela Gonzalez abriu o placar aos 8″ e Daniela Arias fez o segundo aos 16″ em domínio total das colombianas. O segundo gol de Gonzalez veio ainda no primeiro tempo, aos 33″.
Aos 51″, Gonzalez fez o seu hat-trick na partida, a colocando como uma das candidatas à artilharia da competição. A venezuelana Joemar Guarecuco fechou a conta aos 76″ garantindo os 3 pontos para as Diabas Vermelhas. Gonzalez ainda foi eleita a MVP da partida em votação no Twitter.
PRÓXIMOS JOGOS
As anfitriãs do Boca Juniors enfrentam o Deportivo Trópico, da Bolívia, em jogo que deve ser bastante tranquilo. Já o Santiago Morning enfrenta as brasileiras do Avaí Kinderman e, em caso de derrota, praticamente dão adeus à competição.
Já no Grupo A, o Universitário enfrenta o todo poderoso Corinthians, enquanto que o América de Cali vai medir forças com as campeãs equatorianas do El Nacional.
BOCA JRS 1 x 1 SANTIAGO MORNING
BOC: 1. Laurina Oliveros, 4. Julieta Cruz, 5. Florencia Quiñones, 2. Noelia Espíndola, 3. Eliana Stábile, 19. Miriam Mayorga, 18. Clarisa Huber, 10. Fabiana Vallejos, 7. Carolina Troncoso, 9. Andrea Ojeda e 11. Yamila Rodríguez. Treinador: Christian Meloni.
SMO: 1. Ryann Torrero, 3. Javiera Roa, 2. Rocio Soto, 15. Su Helen Galaz, 4. Barbara Muñoz, 16. Maria Mardones, 8. Karen Araya, 10. Nicole Fajre, 18. Angelina Hix, 14. Daniela Pardo e 11. Rosario Balmaceda. Treinadora: Paula Navarro.