Pelo placar mínimo, anfitriãs vencem e abrem o Mundial com o pé direito.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino teve início na madrugada desta quinta-feira (20), com os confrontos entre Nova Zelândia e Noruega e Austrália e Irlanda, as anfitriãs da competição. Os duelos terminaram com as donas da casa vencendo seus confrontos pelo placar mínimo. O gol Neozelandês foi marcado por Hanna Wilkinson. Já a vitória australiana saiu dos pés de Steph Catley.
Com os resultados, Austrália e Nova Zelândia mantiveram a tradição na Copa do Mundo de Futebol Feminino das donas da casa quase sempre conseguirem estrear na competição mais importante de seleções com os três pontos. As australianas voltam a campo na próxima quinta-feira (27) contra a Nigéria. Já as neozelandesas enfrentam as Filipinas na terça-feira (25).
Deu Nova Zelândia
O estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, foi o palco do primeiro duelo da Copa do Mundo FIFA entre Nova Zelândia e Noruega. Após um início de partida equilibrado, onde as duas equipes buscaram criar chances claras de gols, tanto Nova Zelândia como Noruega não conseguiram aproveitar as chances criadas para balançar a rede nos primeiros 45 minutos de partida.
Na segunda etapa, o baixo aproveitamento nas finalizações não se mostrou presente e, logo aos três minutos da etapa complementar, Hannah Wilkinson aproveitou ótimo contragolpe em velocidade e com um chute certeiro de dentro da área colocou as anfitriãs em vantagem no confronto. Com o placar desfavorável, a Noruega se lançou ao ataque e quase empatou o duelo com Frida Maanum, mas a finalização saiu à direita do gol neozelandês.
Não demorou para a Nova Zelândia responder. Aos 18 minutos da etapa complementar, Indiah-Paige Riley recebeu na entrada da área, trouxe para a perna esquerda e obrigou a goleira norueguesa a fazer ótima intervenção. Com o passar do tempo e as modificações das duas equipes, o ritmo de jogo caiu e as chances claras de gol diminuíram.
Somente aos 31 minutos com um chute de fora da área de Ria Percival, em favor da Nova Zelândia, que uma boa oportunidade de movimentar o placar surgiu. Entretanto, a bola não ganhou o caminho do gol e se perdeu em linha de fundo. Poucos minutos depois, a Noruega respondeu, também com um chute de fora da área, mas a finalização de Tuva Hansen explodiu no travessão.
Nos minutos finais, a Nova Zelândia teve a chance de ampliar o marcador em uma cobrança de Pênalti, mas Ria Percival acabou acertando a trave. Com isso, o duelo entre Nova Zelândia e Noruega terminou com o placar em 1×0 em favor das donas da casa.
Vitória australiana
Austrália e Irlanda se enfrentaram no Accor Stadium, em Sydney, no segundo jogo da Copa do Mundo FIFA. O duelo começou com as donas da casa tomando a iniciativa do duelo. Em contrapartida, as irlandesas buscaram, nos primeiros minutos, se fechar em seu campo de defesa e explorar os contra ataques em velocidade para conseguir ameaçar o gol australiano. Com isso, os primeiros 45 minutos de partida foram bastante disputados, mas com ligeira vantagem das australianas que mantinham mais a posse, mas pecavam no último terço de campo.
Já na segunda etapa, um pênalti aos 5 minutos mudou o cenário do jogo. Após cruzamento na área irlandesa, Hayley Raso foi derrubada na área e a árbitra brasileira, Edna Alves, assinalou penalidade máxima. A camisa 7 Steph Catley foi para a cobrança e, com muita categoria, colocou a Austrália em vantagem no marcador.
Mesmo com o placar adverso, a Irlanda encontrou dificuldades em envolver a equipe da Austrália e, com isso, não conseguiu criar chances claras para empatar o duelo. Com o resultado, a Austrália garante seus primeiros três pontos no grupo B.
Próximos confrontos
A segunda rodada da Copa do Mundo para a Nova Zelândia acontecerá na próxima terça-feira (25), às 02:30h no horário de Brasília, contra as Filipinas. Já a Austrália encara a Nigéria, na Quinta-feira (27), às 07h, também no horário de Brasília. As duas partidas terão transmissão da Cazé TV, no Youtube.
Tanto Austrália como Nova Zelândia vão para a segunda rodada da competição em busca de mais uma vitória para encaminhar a classificação para a segunda fase do Mundial Feminino.