Athletico PR e Recanto Interativo são campeões estaduais

Foto: Luis Miguel Ferreira/ athletico.com.br

As Gurias Furacão terminam a temporada de 2022 com o acesso e tricampeonato garantido e o Recanto conquistou a vaga para a A3 de 2023

https://twitter.com/CAPFutFeminino/status/1575586978896089089

Mais dois estaduais chegaram ao fim e tivemos mais definições de vagas para o Brasileiro Feminino A3. Na última quinta-feira, 29, as Gurias Furacão levantaram o terceiro título no Paranaense Feminino e o Recanto foi campeão pela primeira vez do Amazonense Feminino. Veja como foi a conquista das duas equipes.

Depois de conquistar o acesso para o Brasileiro Feminino Neoenergia, Athletico PR termina a temporada com o título paranaense

Conquistando a vantagem no primeiro jogo da final, quando as Gurias Furacão venceram o Toledo por 6 a 2, o Athletico voltou a vencer o Toledo por 4 a 0. Sol, Maiara, Duda e Lilian marcaram os gols que confirmaram o título do Furacão, pelo agregado de 10 a 2.

Ao todo, o Athletico fez 7 jogos, conquistando 7 vitórias, 50 gols marcados e apenas 3 sofridos. Este foi o terceiro título seguido das Gurias Furacão, vencendo todas as edições desde 2020.

Esta foi a campanha do Furacão na competição:

Primeira Fase:

Foz do Iguaçu 0 x 4 Athletico PR

Athletico PR 15 x 0 Rio Branco

Sobi São Braz 1 x 13 Athletico PR

Athletico PR 4 x 0 Coritiba

Toledo 0 x 4 Athletico PR

Na primeira fase do Paranaense Feminino, as equipes se enfrentaram entre si em jogos únicos e os dois melhores avançavam a final. Já na penúltima rodada, tínhamos os dois finalistas: Toledo e Athletico PR, que estavam com 100% de aproveitamento e se enfrentaram na última rodada para saber quem ficaria com os mandos de jogos das finais.

Finais

Toledo 2 x 6 Athletico PR

Athletico PR 4 x 0 Toledo

Recanto empata com o 3B e conquista o primeiro título estadual

https://twitter.com/larissabalieir0/status/1576321831984041986

Após conquistar o acesso para o Brasileiro Feminino A2, o 3B termina a temporada de 2022 com o segundo vice-campeonato em pouco mais de um mês, ao ser derrotado na final do Campeonato Amazonense Feminino, pelo Recanto Interativo, que terminou a competição invicto.

O Amazonense Feminino desta edição teve um formato um pouco diferente: 10 equipes jogaram a primeira fase, enfrentando as equipes do outro grupo e ao final da fase de grupos, os cinco melhores na classificação geral se garantiam na segunda fase, e se juntariam a Iranduba, 3B e JC FC, equipes amazonenses de maior pontuação no ranking da Federação Amazonese e por meio de sorteio, teríamos apenas jogos únicos nas quartas de final, assim como a semifinal, somente a final que teve dois jogos.

O Recanto Interativo, que é comandado pela ex-jogadora Renata Koki, conquista o seu primeiro título estadual e a vaga para a segunda edição do Brasileiro Feminino A3, representando o estado do Amazonas. Durante o primeiro jogo da decisão, o Recanto venceu o 3B por 6 a 2, empatou a segunda partida em 2 a 2. Alanna e Lari Rocha marcaram para as Feras da Amazônia e Luzia (2x) marcou para o Recanto, e no agregado, terminou em 6 a 4.

O Recanto jogou todas as fases da competição, somando 9 jogos, com 7 vitórias e 2 empates. Veja a campanha do Recanto na competição:

Primeira Fase

Tarumã 1 x 1 Recanto

Recanto 8 x 1 Penarol

Atletico AM 0 x 3 Recanto

Recanto 4 x 0 São Raimundo

Clipper 1 x 5 Recanto

Quartas de Final

Recanto 4 x 1 Clipper

Semifinal

Penarol 0 x 9 Recanto

Final

3B 2 x 4 Recanto

Recanto 2 x 2 3B

7 equipes já estão garantidas no Brasileiro Feminino A3

https://twitter.com/scparametro/status/1574155339984871424

Uma espécie de terceira divisão do Brasileiro Feminino, tem até o momento 7 equipes confirmadas para a edição de 2023. O Torneio conta ao todo om 32 equipes, sendo válido a partir do próximo ano:

27 equipes representantes ou campeãs estaduais, que estejam sem divisão nacional;

4 rebaixados do Brasileiro Feminino A2 de 2022;

1 equipe da Federação mais bem rankeada do último ranking de Federações da CBF, divulgado no início de cada ano.

As equipes garantidas são essas:

Representantes estaduais

AM- Recanto, campeão amazonense

ES- Vila Nova, campeão capixaba

PR- Toledo, vice-campeão paranaense

Rebaixados do Brasileiro Feminino A2:

Vasco (RJ), Iranduba (AM), Cefama (MA) e Aliança (GO).

Por enquanto o formato eliminatório se mantém para a competição, podendo haver mudanças para a próxima edição, a ser divulgado pela CBF, instituição organizadora do Torneio.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.