Argentina e África do Sul empataram por 2 a 2 em Dunedin e deixam a classificação para a última rodada do grupo G. Os gols das hermanas foram de Sophía Braun e Romina Nunez e das sul-africanas foram de Linda Motlhalo e Thembi Kgatlana.
1º tempo
Os primeiros 20 minutos do primeiro tempo não contaram com grandes finalizações das duas seleções, com apenas algumas chegadas em velocidade perigosas tanto da Argentina como da África do Sul.
Aos 29 minutos, Thembi Kgatlana recebeu um passe à direita e cruzou para Linda Mothalo abrir o placar para a África do Sul. O gol foi invalidado por impedimento pela árbitra, mas após análise do VAR, o gol foi validado.
Logo depois, a África do Sul chegou com perigo novamente com Thembi Kgatlana, que recebeu passe, se aproximou da área e finalizou acima do gol. Aos 37 minutos, Paulina Gramaglia tentou o empate, mas sem sucesso.
O primeiro tempo terminou com 60% de posse de bola das argentinas, apesar das melhores chances terem sido das sul-africanas, que até estiveram à frente do placar. A Banyana Banyana foi responsável por oito finalizações e duas no gol, contra cinco finalizações da Argentina.
2º tempo
Na segunda etapa, as alterações realizadas pelo treinador argentino surtiram efeito. Logo no início, Florencia Bonsegundo tentou passar para Romina Nunez, que isolou a bola. Depois, Jermaine Seoposenwe passou para Thembi Kgatlana, que não conseguiu dominar e finalizar ao gol.
As argentinas tinham as melhores oportunidades, principalmente a partir dos 15 minutos do segundo tempo. Aos 17 minutos, Bonsegundo finalizou de longe, mas acima do gol. Porém, após outro belo cruzamento de Seoposenwe, Kgatlana não desperdiçou a oportunidade e ampliou a vantagem das sul-africanas.
Aos 27 minutos, Ramalepe tirou uma grande finalização das argentinas em cima da linha do gol, após péssima saída de Kaylin Swart. No minuto seguinte, Sophía Braunn aproveitou bem o rebote da defesa adversária e diminuiu o prejuízo para a Argentina.
Depois, aos 34 minutos, Yamila Rodriguez deu um belíssimo lançamento para Romina Nunez cabecear e empatar o jogo. A entrada de Rodriguez foi fundamental para que mais jogadas fossem realizadas no campo de ataque e mais finalizações obtivessem o sucesso.
Com mais emoção, o segundo tempo contou com cinco finalizações ao gol pelas argentinas e apenas duas das sul-africanas, além de um percentual de 62% contra 38% .
Última rodada
Suécia e Itália ainda se enfrentam neste sábado (29) às 4h30 e quem sair vitorioso já garante a classificação para as oitavas de final, deixando a última vaga para disputa na próxima semana.
Na última rodada, a Argentina enfrenta a Suécia em Hamilton e a África do Sul enfrenta a Itália em Wellington, no dia 02 de agosto às 4h30.