Brasil vence África do Sul, mas dá adeus ao mundial sub-17

Fim da linha. O Brasil bem que tentou e conseguiu uma excelente vitória diante da África do Sul por 4 a 1, porém, não dependia apenas dele para seguir vivo na competição e por conta do empate em 1 a 1 entre México e Japão, as duas equipes se classificaram, deixando a seleção verde amarela mais uma vez pelo caminho.

Jogando em seu esquema tradicional, o Brasil tomou um susto logo no primeiro minuto com um erro da defesa em lançamento longo da equipe sul-africana, porém, Mayara fez excelente defesa saindo de maneira corajosa nos pés da atacante. Alguns minutos depois a resposta veio e foi a vez de Windvogel trabalhar com uma boa defesa após chute de Julia Beatriz.

Após um primeiro tempo nervoso, onde o Brasil criava mais, porém, sem objetividade, a segunda etapa começou intensa, com cinco gols nos 15 primeiros minutos da etapa final. Primeiramente com Jhenifer, que aproveitou erro da defesa para acertar um lindo chute encobrindo a arqueira sul-africana. Um minuto depois, após rebote da goleira, Julia chutou e a lateral Minnies tirou gol claro com a mão, pênalti convertido pela camisa 18.

Se a África do Sul errou, o Brasil também. Isadora errou o domínio de bola e propiciou o gol de Vilakazi, dois minutos após o 2 a 0 do Brasil. No minuto seguinte, Amanda, que entrou na segunda etapa ampliou e Maria Eduarda, com um belo gol, fechou o placar para o Brasil, que novamente fica pelo caminho em mais um mundial de base. Gana enfrentará o México e a Nova Zelândia jogará diante do Japão nas quartas de final do mundial.

Novamente outra talentosa geração fica pelo caminho. Muito mais que encontrar culpados, se faz necessário repensar o caminho das categorias de base do futebol feminino brasileiro. Sempre tenho a teoria que na base, o mais importante é desenvolver talentos e não ganhar trofeus, mas fica cada vez mais claro que não conseguimos revelar e sobretudo desenvolver mais tantos talentos como há cerca de cinco ou seis anos atrás. Uma reestruturação é tudo que o futebol feminino, como um todo, necessita nesse país, estando praticamente às vésperas de um mundial em 2019 e com perspectivas péssimas.

 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.