Emily Lima projeta a Seleção sub-17 para o Sulamericano

Foto: FPF/Itea Sport

A técnica que foi supercampeã com Santos e São José, comanda a seleção peruana e fala sobre a evolução das categorias de base

Foto: FPF/Itea Sport

O desenvolvimento do futebol feminino peruano vive um novo momento após a chegada da treinadora brasileira Emily Lima, que comanda a seleção principal e atua como coordenadora metodológica das categorias de base e, mesmo que com pouco tempo já vem colhendo frutos, com a criação da seleção sub-15.

Emily fala sobre a importância da categoria sub-15 na seleção do Peru:

“Hoje a categoria mais importante para nós é a sub-15, onde tudo começa. A Federação deu um passo importante no desenvolvimento da modalidade, não só dentro da seleção, mas no país todo. Antes, tínhamos jogadoras de futebol e agora temos atletas de futebol. O departamento feminino da Federação Peruana vive uma nova realidade, muito próxima do que se vê no masculino”, destaca a comandante.

No final do ano passado, a FIFA determinou que os Mundiais sub-17 masculino e feminino passam a ser diputados anualmente. Desta forma, o Sulamericano da categoria, competição classificatória da CONMEBOL, tem o Peru enfrentando a Seleção Brasileira na primeira rodada, Emily fala sobre as expectativas para o Torneio:

” As expectativas são boas, mas sabendo do processo. Em relação ao Sulamericano jogado no ano passado, tudo muda por conta da idade. Temos duas ou três jogadoras que deram sequência neste ano, porque todas já estouraram a idade. Por isso da importância da sub-15, sub-17 e sub-20 para ter essa sequência de categorias e não perdermos nenhuma jogadora nesse processo”, avaliou a treinadora.

No último Sulamericano, a seleção sub-20 voltou a disputar o hexagonal final, um feito histórico depois de 18 anos, e Emily comenta sobre este fato:

“O resultado que tivemos no Sul-Americano sub-20 foi consequência de um trabalho de curto período. Tivemos que nos organizar rapidamente já que as categorias de base tinham competições em menos de seis meses da data que assumi a Coordenação. Foi uma corrida contra o tempo”, concluiu a comandante.

O Peru está no grupo B do Sulamericano sub-17, com Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia e tenta se classificar para a fase final e conquistar uma das vagas para o Mundial da categoria, mas para que isso seja possível, precisa enfrentar o Brasil nesta quinta-feira, 01, a partir das 21h, com transmissão do SporTV.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.