A tradicional competição de base do Brasil pode ter uma edição feminina já em 2023
A Secretaria de Esportes de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol, FPF, planejam a primeira edição da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, feminina. O planejamento das entidades é que a competição aconteça ainda em 2023. O projeto é fruto da pasta da prefeitura paulistana e teve em Cacá Vianna, secretário de esportes e lazer, o responsável em conduzir a proposta à FPF, que se mostrou favorável à execução e promoção da disputa.
Em entrevista exclusiva ao Lance!, Cacá Vianna afirmou que o futebol feminino tem crescido muito, e que houve uma proposta de criação de um campeonato. Vale ressaltar que neste ano a FPF promoveu peneiras nas categorias sub-17 e sub-15, realizadas no Centro Esportivo Manchester. Devido ao sucesso tanto das peneiras quanto do futebol feminino, de forma geral, surgiu o interesse da criação de algumas competições e, consequentemente, da inédita Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina.
O secretário de esportes e lazer, ainda em entrevista ao Lance!, projetou a competição dizendo que, ao contrário do que acontece no masculino, os primeiros anos de disputa da Copinha feminina não contará com 132 equipes. Entretanto, Cacá acredita que o primeiro passo será dado. No início deste ano, o Brasil se candidatou para ser sede da Copa do Mundo FIFA de 2027 e o secretário espera que a Copinha Feminina seja uma forma de mostrar a importância que o futebol feminino tem no Brasil e espera fortalecer a candidatura do Brasil para ser sede do Mundial.
Embora ainda seja um projeto, a Copinha Feminina já conta com o apoio de algumas equipes profissionais, entre elas Corinthians, Ferroviária, Grêmio, Internacional e São Paulo. Apesar de serem favoráveis à disputa, a participação dessas equipes está condicionada ao calendário que viabilize a presença desses times.
Para que o projeto saia do papel, o próximo passo será com o Poder Executivo de São Paulo. Representantes da secretaria municipal de esportes e da FPF já estão agendadas junto ao prefeito Ricardo Nunes, da capital paulista, para a elaboração e adequação do evento ao calendário e logística do evento.