A partir desta sexta-feira, 24, temos o início da principal competição do futebol feminino brasileiro e o PFF vai trazer algumas informações dos times participantes
E falta menos de 24 horas para que o Brasileiro Feminino Neoenergia dê o pontapé inicial e o Planeta Futebol Feminino traz um pouco do que cada equipe terá em mãos para a disputa do torneio.
Na primeira parte, falamos das equipes que conseguiram o acesso à principal competição da modalidade (Bahia, Real Ariquemes, Athlético PR e Ceará) e as equipes que ficaram da 9ª até a 12ª posição (Cruzeiro, Atlético MG, Avaí/Kindermann e Santos).
Esta é a segunda parte, no qual vamos trazer um pouco mais dos classificados para as quartas de final da edição de 2022.
Grêmio
As atuais campeãs gaúchas, as Gurias Gremistas chegam para a sua sexta participação no Brasileiro Feminino, conseguindo chegar às quartas de final desde a edição de 2020, ano no qual havia voltado à elite.
Para a temporada de 2023, o Grêmio quer tentar voltar á uma semifinal de uma competição nacional, mas perdeu algumas jogadoras importantes, como a meia Luany, que foi para o OL Reign, dos Estados Unidos, e o comando técnico passou por mudanças: sai Patricia Gusmão, que passou a ser Supervisora de Futebol Feminino e entra Felipe Endres, técnico da base gremista.
Ao todo, foram 05 reforços: a lateral Natane, a zagueira Nágela, a meia Manu Balbinot e as atacantes Shashá e Raquel Fernandes.
Este é o elenco das Gurias Gremistas para a temporada de 2023:
Goleiras: Iasmin Paixão e Lorena;
Laterais: Laís Giacomel, Natane Locatelli, Sinara e Thaiane;
Zagueiras: Stephanie Brito, Tuani, Duda Pedra, Mônica Ramos, Nágela e Patrícia Maldaner
Meias: Raissa (Bahia), Jessica Peña, Lari Sanchez, Manu Balbinot, Pri Back e Rafa Levis;
Atacantes: Dani Ortolan, Emmily Karla, Gabizinha, Raquel Fernandes, Shashá, Caty, Cássia e Dani Barão.
Técnico: Felipe Endres
As Gurias Gremistas fazem o primeiro jogo fora de casa, diante do Cruzeiro, no proximo sábado, 25, às 19h, com transmissão do SporTV. Veja os adversários do Grêmio na competição:
Ferroviária
Bicampeãs do Brasileiro Feminino, as Guerreiras Grenás querem deixar a temporada de 2022 para trás e pensam em voltar para a disputa da Libertadores Feminina e avançar para as fases finais da competição.
Com muita história dentro do torneio, as Guerreiras Grenás chegam para a décima participação, ficando de fora apenas da edição de 2013. E junto com o São José, se torna a segunda equipe a alcançar tal feito.
Para esta temporada, o time de Araraquara teve oito chegadas: a goleira Karen Hipolito, a lateral-direita Fran Bonfanti, a zagueira Day Silva, a lateral-esquerda Jéssica Soares, a meia Raquel e as atacantes Yisela Cuesta, Sochor e Lelê, além de 3 atletas promovidas para o time profissional: a goleira Leilane, a zagueira Grazy e a meia Ana Luiza.
Este é o elenco da Ferroviária para a temporada de 2023:
Goleiras: Luciana, Karen Hipolito, Yanne e Leilane;
Laterais: Fran Bonfanti, Daiane, Barrinha e Jéssica Soares;
Zagueiras: Luana, Day Silva, Camila, Gessica, Anny, Yasmin e Grazy;
Meias: Karina, Nicoly, Amanda, Ingryd, Rafa Mineira, Ana Luiza, Suzane e Raquel;
Atacantes: Sochor, Yisela Cuesta, Aline Gomes, Victória Liss, Eudmilla, Radija, Mylena Carioca, Laryh, Guarecucco e Lelê.
Técnica: Jéssica de Lima
As Guerreiras Grenás estreiam na competição fora de casa e fazem o último jogo da primeira rodada, diante do Atlético MG, na próxima segunda-feira, 27, às 20h, em Minas Gerais. Veja a primeira fase das Guerreiras:
Para mais informações da Ferroviária, confira o vídeo abaixo:
Flamengo
Campeãs da Ladies Cup e vice-campeãs da Supercopa Feminina, as Meninas da Gávea tentam voltar a ganhar o título, assim como aconteceu em 2016, quando o time carioca conquistou tal feito.
Para esta temporada, o Flamengo optou pela manutenção do projeto, mantendo o técnico Luís Andrade e contratando seis nomes: a goleira Karol Alves, as zagueiras Thais Regina e Agus, a volante Nath Pitbull e as meias Gabi Louvain e Tuca.
Este é o elenco das Meninas da Gávea para a temporada de 2023:
Goleiras: Kelly Chiavaro, Bárbara e Karol Alves;
Defensoras: Monalisa, Daiane, Cida, Gisseli, Núbia, Agus Barroso, Thais Regina, Jucinara Paz e Rayanne Machado;
Meias: Kaylane Melo, Cris, Duda Francelino, Leidi, Nath Pitbull, Thaisa Moreno, Gaby Louvain, Duda Rodrigues, Tuca e Kaylaine Souza;
Atacantes: Isadora Freitas, Darlene Regueira, Maria Alves, Giovanna Crivelari, Gica e Sole Jaimes.
Técnico: Luís Andrade
O time carioca estreia fora de casa e faz o jogo de abertura do Brasileiro Feminino, diante do Santos, nesta sexta-feira, 24, às 20h. Confira os adversários da primeira fase do Flamengo:
Real Brasília
As atuais tetracampeãs do Candangão Feminino chegam nesta temporada querendo fazer mais história pelo Distrito Federal, que, ano após ano, vem se tornando referência para a modalidade.
Depois de chegar à semifinal da Supercopa Feminina por dois anos seguidos, as Leoas tem o objetivo de ir mais longe nesta temporada no Brasileiro Feminino. Na sua segunda participação no Torneio Nacional, conseguiram avançar às quartas de final e foram eliminadas pelo Corinthians, o atual campeão.
Para esta temporada, as Leoas do Planalto mantiveram o técnico Adilson Galdino e tiveram algumas perdas, como a lateral Fran Bonfanti, que reforçou a Ferroviária, as meias Camila Pini e Ellen, que foram para o Athletico PR e a atacante Vivian, novo reforço do São Paulo e trouxe cinco reforços: a lateral Julia Cipriani, as volantes Lorena Bedoya e Karla Alves e as atacantes Ju Oliveira e Lady Andrade.
Este é o elenco das Leoas do Planalto para a competição:
Goleiras: Dida, Flávia Guedes e Keikei;
Laterais: Laine, Natasha Rosas, Carol Gomes e Júlia Cipriani;
Zagueiras: Isabela Melo, Rafa Soares e Petra Cabrera;
Volantes: Luciana, Lorena Bedoya, Karla Alves, Sassá e Andressa Anjos;
Meias: Jú Oliveira, Maiara, Gaby Soares e Thais Lemos;
Atacantes: Marcela Guedes, Daniela Silva, Maria Dias, Lady Andrade, Pitty, Raiza, Nenê e Amanda.
Técnico: Adilson Galdino.
As Leoas do Planalto estreiam fora de casa, em Santa Catarina, diante do Avaí/Kindermann, no dia 26 de fevereiro, às 15h. Veja os adversários da primeira fase:
Para mais informações sobre o Real Brasília, confira o vídeo a seguir:
São Paulo
As Soberanas chegam para a temporada de 2023 em busca de uma recuperação, já que em 2022 não chegaram a nenhuma final na categoria adulta. Em sua quarta participação no Torneio, o Tricolor Paulista sonha em voltar a disputar a final de uma competição nacional.
Para 2023, o São Paulo perdeu 14 jogadoras, dentre elas Formiga, que tem o seu destino indefinido até o momento, Yaya e Giovana, que foram para o rival Santos e Carol Nogueira, que foi para o rival Corinthians. Ao todo, conseguiram renovar com 16 jogadoras e contrataram mais sete: a lateral Ariane, a zagueira Ana Alice, as meias Kika Brandino, Robinha e Vivian e as atacantes Mariana Santos e Ariel.
Além disso, o São Paulo optou pela não renovação de contrato com Lucas Piccinato e promoveu o treinador Thiago Viana, supercampeão com base tricolor, para o time profissional.
Confira o elenco das Soberanas para a temporada de 2023:
Goleiras:Nanda Mayrink, Carlinha e Michelle;
Defensoras: Ravena, Pardal, Ana Alice, Ariane, Fê Palermo, Leticia Alves, Dani Silva e Barraca;
Meias: Kika Brandino, Robinha, Vivian, Micaelly, Naná, Maressa, Duda Rodrigues e Carol;
Atacantes: Ariel, Mariana Santos, Aline, Glaucia, Cacau, Rafa Travalão e Isa.
Técnico: Thiago Viana
As Soberanas estreiam neste sábado, 25, às 16h, em Cotia, diante do Bahia. Veja a primeira fase do São Paulo no Brasileiro Feminino:
Para saber mais sobre o Tricolor Paulista, confira este video publicado no canal do PFF no YouTube:
Palmeiras
Atuais campeãs paulistas e da Libertadores Feminina, as Palestrinas querem voltar a disputar uma final de Brasileiro Feminino, assim como fizeram em 2021.
Esta é a primeira competição da temporada de 2023, no qual o Alviverde passou por uma nova reformulação, perdendo algumas atletas, como Byanca Brasil e Carol Rodrigues, que foram para o Cruzeiro e Patrícia Sochor, que voltou para a Ferroviária. Além de Jully, goleira que iniciou o projeto em 2019 e agora defende as cores do Santos.
Ao todo, foram 14 reforços, sendo uma parte deles destaque nas seleções da América do Sul e por suas antigas equipes: as goleiras Bobadilla e Karen Tapia, as laterais Juliete e Vitoria Kaissa, as zagueiras Sorriso, Sassá e Flávia Mota, as meias Barbara Timbo, Lorena Benitez, Rosa Miño e Ramona Martinez e as atacantes Laís Estevam, Leticia Ferreira, Amanda Gutierres e Yamila Rodriguez.
Veja o elenco do Palmeiras para a temporada de 2023:
Goleiras: Alicia Bobadilla, Amanda e Kate Tapia;
Laterais: Bruna Calderan, Juliete, Katrine, Vitoria;
Zagueiras: Flávia Mota, Sorriso, Poliana e Sassá;
Meias: Andressinha, Camilinha, Duda Santos, Dudinha, Juliana, Lorena Benítez e Sâmia;
Atacantes: Amanda Gutierres, Bia Zaneratto, Chú Santos, Laís Estevam, Letícia Ferreira e Yamila Rodriguez.
Técnico: Ricardo Belli
As Palestrinas estreiam em casa, no próximo domingo, 26, às 11h, diante do Real Ariquemes. Veja os confrontos da primeira fase do Alviverde:
Internacional
Atuais vice-campeãs brasileiras e gaúchas, as Gurias Coloradas celebram o 2022 como a melhor temporada, chegando em praticamente todas as competições, tanto nas categorias profissionais e de base.
Passando por uma reestruturação, o Internacional manteve o técnico Mauricio Salgado por mais uma temporada e trouxe nove reforços: a goleira Mariana Ribeiro, as laterais Roberta e Ahlice, as meias Analuyza, Marzia e Paty Llanos e as atacantes Belén Aquino, Fany Gauto e Fabíola Sandoval.
Em contrapartida, perdeu nomes importantes, como Fabi Simões, que foi para o Santos, Duda Sampaio e Isabela, que foram para o Corinthians e Sorriso, que foi para o Palmeiras.
Veja o elenco das Gurias Coloradas para a temporada de 2023:
Goleiras: Mariana Ribeiro, Bianca Bik, Gabi Barbieri e Mayara;
Laterais: Roberta, Áhlice Guedes, Agapito, Carol Gil e Eskerdinha;
Zagueiras: Guta Franke, Carla, Bruna Benites e Isa Haas;
Meias: Bárbara, Fany Gauto, Pati Llanos, Analuyza, Marzia, Amanda Locatelli, Berchon, Bruna Wink, Danny Teixeira, Ketlin, Zóio, Capelinha e Djeni;
Atacantes: Alice Goedert, Belén Aquino, Fabíola Sandoval, Tamara, Mileninha e Priscila.
Técnico: Mauricio Salgado
As Gurias Coloradas estreiam em casa, neste sábado, 25, às 11h, diante do Athletico PR, o mesmo adversário das quartas de final da Supercopa Feminina, no qual o time gaúcho se deu melhor, vencendo por 5 a 1 e avançando às semifinais. Veja os confrontos da primeira fase:
Para mais informações sobre o Internacional, confira o vídeo a seguir:
Corinthians
As atuais campeãs do Brasileiro Feminino e da Supercopa Feminina, as Brabas do Timão querem se recuperar dos altos e baixos da última temporada, pois enfrentaram diversos desfalques por conta de lesões.
As maiores campeãs, com quatro títulos, perderam algumas atletas para esta temporada: a lateral Juliete, as atacantes Adriana e Bianca Gomes, além da goleira Natasha. E contratou sete nomes: a goleira Mary Camilo, as laterais Isabela e Carol Tavares, a volante Ju Ferreira, as meias Fernanda e Duda Sampaio e a atacante Carol Nogueira.
Além das chegadas, o Timão conta com uma peça muito importante: o técnico Arthur Elias, que renovou com o time do Parque São Jorge por mais uma temporada.
Veja o elenco do Timão para esta temporada:
Goleiras: Lelê, Paty, Mary Camilo e Tainá;
Laterais: Carol Tavares, Isabela, Kati, Paulinha e Yasmin;
Zagueiras: Andressa, Tarciane, Giovanna Campiolo e Erika;
Volantes: Gabi Morais, Ju Ferreira e Luana Bertolucci;
Meias: Duda Sampaio, Lia Salazar, Mariza, Diany, Tamires, Gabi Zanotti, Vic Albuquerque e Grazi;
Atacantes: Carol Nogueira, Ellen, Fernanda, Gabi Portilho, Jaqueline, Jheniffer e Millene.
Técnico: Arthur Elias.
As Brabas do Timão estreiam na competição, em busca do quinto título, em casa, diante do Campeão do Brasileiro Feminino A2, o Ceará, neste sábado, às 11h, em Mogi das Cruzes. Veja a primeira fase do Timão:
Para saber mais sobre o Timão para a temporada de 2023, confira o vídeo a seguir: