O SESC Alterosa foi o palco da partida entre Cruzeiro e Palmeiras, pela 4a rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marcou o encontro entre o, até então, 13o colocado contra o 4o e teve como resultado vitória do Palmeiras, de virada por 4×2.
O jogo, ao contrário do que se imaginava, começou com o Cruzeiro assumindo o protagonismo do jogo, ficando com a posse de bola e ocupando o campo ofensivo. O Palmeiras, por sua vez, se postou atrás e apostou nos contra-ataques rápidos. Foi assim, de um contra-ataque, que saiu a primeira chance do jogo. A atacante Byanca Brasil foi lançada em velocidade, conseguindo superar Nine, e, com um corte pra perna esquerda, finalizou assustando a meta defendida por Taty Amaro.
O primeiro lance de perigo da partida nos mostrou que uma grande partida estaria por vir. Nos primeiros minutos o que se viu foi um Palmeiras, não fugindo de suas características, buscando, quando tinha a posse, construir o jogo desde a goleira. Porém os erros na construção dificultavam o desenvolvimento do jogo das palestrinas e proporcionavam boas oportunidades de ataque para a equipe do Cruzeiro.
Aos 16 minutos um erro na saída de jogo da equipe do Palmeiras deixou uma bola dividida no meio campo. Após forte disputa, a bola acabou sobrando para Mariana Santos. A atacante celeste, então, saiu em velocidade e finalizou forte, sem chances para a goleira Amanda. Colocando, assim, o Cruzeiro em vantagem.
Apesar da vantagem do gol a equipe celeste continuou no mesmo ritmo que iniciou a partida, deixando o Palmeiras em linhas baixas e saindo nos contra-ataques. Aos 24 minutos, em raro momento de espaço, Duda Santos achou belo passe para Byanca Brasil, sozinha dentro da área, a atacante finalizou forte, no alto, mas parou em Taty Amaro. Apesar do contra-ataque perigoso, o primeiro tempo teve um Cruzeiro dominante, com mais posse de bola e ocupando o setor ofensivo.
Aos 30 minutos a equipe paulista começou a reverter o cenário da partida, passando a ficar mais com a posse e se lançar ao ataque. O contra-ataque, portanto, passou a ficar a disposição do Cruzeiro, que quase ampliou o marcador com Mariana Santos, após bela arrancada de Vanessinha, mas a atacante celeste não conseguiu aproveitar a oportunidade.
Com o Palmeiras propondo um pouco mais o Cruzeiro passou a fazer faltas táticas no setor central. Foi, então, em uma dessas faltas que o time palmeirense chegou ao empate. Duda Santos jogou a bola na área, na direção da segunda trave, encontrando a zagueira Thais livre para testar e encobrir Taty Amaro, deixando tudo igual no placar.
Mesmo com o gol sofrido a equipe do Cruzeiro não se abalou e logo respondeu. Vanessinha fez bela jogada individual e finalizou forte de fora da área, sem chances para Amanda, colocando o time celeste novamente em vantagem no marcador. Os minutos finais do primeiro tempo foram de oportunidades para ambas as equipes, mas nenhuma conseguiu ampliar o marcador.
O segundo tempo começou com o Cruzeiro tentando pressionar, o que obrigou a goleira Amanda a fazer boa intervenção, mantendo o placar de 2×1. Aos 4 minutos aconteceu uma jogada que mudou o rumo da partida. Ary Borges girou em cima da zagueira Mariana Pires, que entrou no segundo tempo, e sofreu falta a um passo da área. Como era uma situação clara de gol, a zagueira celeste acabou sendo expulsa. A atacante Byanca Brasil foi para a cobrança de falta e com um chute forte, no canto de Taty Amaro, fez com que o placar voltasse a ficar empatado.
O Palmeiras, como era de se esperar estando com uma a mais, passou a ficar com a posse de bola e a ocupar o campo de ataque. Neste momento, os erros de passe, que antes eram das paulistas, se tornaram um problema para as mineiras. Aos 19 minutos, Ary Borges achou um belo passe em progressão para Julia Bianchi, a meia invadiu a área e bateu na saída da goleira celeste colocando as palestrinas em vantagem no placar.
A partir da vantagem no placar o Palmeiras passou a ficar com a controlar o jogo, ficando com a bola e sem sofrer com os contra-ataques celeste. Tal controle fez com que o ritmo da partida caísse. Já nos acréscimos Patrícia Sochor aproveitou um erro na saída de bola do Cruzeiro e, de cavadinha, ampliou o marcador para as palestrinas.
Com a vitória, o Palmeiras chegou a 10 pontos e assumiu momentaneamente a liderança da competição. Já o Cruzeiro, com a derrota, permaneceu com 2 pontos na competição. O próximo desafio das equipes será já no próximo fim de semana. O Palmeiras recebe o Flamengo, na sexta-feira, as 20 horas, no Allianz Parque. Já o Cruzeiro vai em busca da sua primeira vitória na competição diante do Atlético Mineiro, na segunda-feira, as 20 horas, no Sesc Alterosas.