Geração estrelada: O gran finale!

Foto : Cristiane Mattos / Staff Images Woman / CONMEBOL

O sonho de quase toda criança é se tornar jogador de futebol. Com as meninas da geração 2005, sub-17, da Seleção Brasileira não é diferente. Aliás, é diferente sim, elas carregam muito mais que um sonho. Carregam uma luta. 

Luta essa que às vezes resulta em choro, mas, desta vez, o choro foi de alegria. A geração de Grazy, Ana Júlia, Aline Gomes e Jhonson conquistou, de forma invicta o Sul-Americano da categoria e, como se não bastasse isso, garantiu uma vaga no mundial da categoria. 

É inegável que a atual geração é repleta de talentos. Talvez, Jhonson e Aline Gomes sejam as principais estrelas. Porém, toda constelação para brilhar precisa de um conjunto, tão qualificado e brilhante quanto. É neste lugar que entram as atletas já citadas, compondo uma constelação, ou melhor, um conjunto vencedor. A começar pela goleira Eluiza, que quando exigida mostrou sua importância, passando pela dupla Grazy e Guta, seguras e decisivas em alguns momentos. Ana Júlia e Lara, meio campistas modernas, que marcam e jogam. Finalmente, Jhonson e Aline Gomes, talvez as estrelas principais dessa constelação. 

Foto : Cristiane Mattos / Staff Images Woman / CONMEBOL

Talvez, apenas talvez, essa seja uma das principais gerações do futebol brasileiro. Porém, isso somente o tempo nos dirá. Entretanto o que nos foi apresentado no Sul – Americano é muito promissor. O resultado da competição é o que menos importa, pois se tratam de atletas de 17 anos, o que importa de fato é a formação e amadurecimento das atletas. Dito isso, o Brasil superou a boa equipe colombiana e venceu por 1×0 e conquistou o título da competição de modo invicto. 

O jogo e a seleção colombiana exigiu da seleção brasileira algo que não lhes foi exigida durante todo o Sul Americano. Exigiu um bom comportamento tático, principalmente defensivamente, adaptação a situações adversas, uma vez que a seleção foi atacada, e uma boa dose de letalidade, como no gol de Aline Gomes, fruto de contra-ataque definido por Rhaissa. 

O gol encerrou com chave de ouro uma competição perfeita da Seleção Brasileira, que terminou a competição de forma invicta e, claro, com o título. Agora o próximo desafio desta geração estrelada será o mundial, em outubro, na Índia. Vale ficar de olho nesta geração, algumas atletas integram, inclusive, as equipes principais do futebol nacional.  

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.