Em jogo emocionante, Atlético Mineiro e Corinthians ficam no empate

FOTO : Alessandra Torres / Staff Images Woman/ CBF

O estádio Independência foi o palco da segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2022, com o confronto entre Atlético Mineiro e Corinthians. A partida teve como resultado empate por 1×1. Os gols do jogo foram marcados por Leidiane, para o Atlético, e Grazi anotou para o Corinthians. Com o resultado o Atlético somou seu primeiro ponto, enquanto o Corinthians chegou seu quarto ponto na competição.

Já se notava que seria um grande jogo já nas redondezas do Independência, pois a torcida já se fazia presente e criava a atmosfera pré jogo. Quando a bola rolou, o que se viu foram duas equipes jogando inicialmente no 4-4-2, no momento defensivo, com isso, criou-se um embate no meio campo. Está combatividade no setor central do campo fez com que as duas equipes se alternassem no controle da bola.

Já na fase ofensiva, o que se viu foi um Atlético buscando amplitude, com Jayanne bem aberta do lado direito e Day saindo do comando de ataque para qualificar a saída de bola no setor central. Tais movimentações se mostraram interessantes, já que a amplitude gerada por Jayanne espaçava a última linha corintiana e o movimento de Day tirava a referência de Tarciane e Campiolo, o que gerava um espaço para projeção das extremas.

O Corinthians, por outro lado, atacava no 4-3-3 com Miriã aberta pela direita, Bianca Gomes centralizada e Jaqueline aberta pela esquerda. A movimentação de ataque era similar ao ataque atleticano, Bianca se aproximava da linha de meias para buscar o jogo e era perseguida, no primeiro momento, pelas zagueiras. Está movimentação gerava um espaço que poderia ser aproveitado tanto por Miriã quanto por Jaqueline.

Entretanto, as duas equipes cometiam muitos erros de passe buscando uma bola entre as linhas. Até que, aos 20 minutos, Diany teve tempo e espaço necessário para acertar um lançamento ocasionado pela movimentação do trio ofensivo, porém a jogada acabou sendo interrompida pela zaga atleticana. O Atlético tenta responder com Day tentando atacar as costas da zaga corintiana, mas sem muito sucesso.

Os 3.341 torcedores pareciam jogar junto com as atletas. O que se viu no estádio foi um jogo disputado não somente no gramado, mas também na arquibancada. A torcida corintiana, apesar de ser minoria, se fez presente e tentou incentivar sua equipe. Por outro lado, os atleticanos, em maioria, respondiam a altura, gritando e empurrando suas atletas.

O primeiro tempo da partida se aproximava do fim e o que se percebeu foi um Corinthians não conseguindo jogar o esperado e um Atlético muito bem na fase defensiva.

O segundo tempo começou com a treinadora atleticana, Lindsay Camila, promovendo mudanças em sua equipe. Entraram Leidiane e Marta para as saídas de Katielle e Jayanne. Embora tenha gerado amplitude no lado direito, Jayanne não conseguiu desenvolver as jogadas ofensivas, errando passes e não levando vantagem no um contra um.

As mudanças de Lindsay logo surtiram efeito e, nos primeiros minutos do segundo tempo, Leidiane, que havia acabado de entrar, chutou de primeira, um rebote de fora da área, e marcou um belo gol em favor da equipe mineira. Os primeiros minutos após o gol mostraram um Corinthians um pouco precipitado em busca do gol de empate, forçando muitos passes e bolas longas.

FOTO : Alessandra Torres / Staff Images Woman/ CBF

Aos 11 minutos da etapa final, Tamires conseguiu chegar a linha de fundo e encontrou Bianca Gomes dentro da área, mas a atacante pressionada acabou finalizando por cima do gol de Nicole. A jogada de perigo fez com que a torcida corintiana incentivasse a equipe com mais ímpeto. Porém, a torcida atleticana logo respondeu gerando um duelo bonito nas arquibancadas.

Aos 15 minutos foi possível perceber que Leidiane e Marta deixaram o time atleticano mais equilibrado e com domínio de bola, diminuindo assim o ritmo do jogo. Quando tinha a posse da bola o Corinthians buscava acelerar o jogo com bolas longas nas costas da zaga, mas sem levar perigo. Quando, finalmente, o time paulista conseguiu trocar passes rápidos em progressão Tamires chegou ao fundo e cruzou para Mylena, que entrou no decorrer da partida, a jovem atacante corintiana acabou chutando por cima do gol.

Com o jogo já se aproximando do fim, o placar parecia se encaminhar para uma vitória atleticana, mas uma falta na intermediária mudou o rumo da partida. Tamires foi para a cobrança e levantou a bola na área em direção a Andressa, que escorou pro meio, e após uma pequena confusão a bola sobrou para Grazi que empatou o jogo.

FOTO : Alessandra Torres / Staff Images Woman/ CBF

Após o apito final, o que se viu foi uma festa tanto da torcida atleticana quanto dos corintianos. Os dois lados aplaudiram e ovacionaram suas atletas. Por sua vez, as atletas foram agradecer o carinho da torcida presente.

Com o resultado as equipes vão para a terceira rodada do Brasileiro Neoenergia buscando somar mais pontos na competição. O Atlético vai a Gravataí enfrentar o Grêmio, no sábado, dia 19, às 16h. Já o Corinthians recebe o Cruzeiro, no Canindé, na sexta feira, dia 18, as 20h.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.