Histórica: Formiga será a primeira mulher na calçada da fama do Mineirão

Foto: Thais Magalhães/CBF

Na manhã desta quinta feira, 10, a comunicação do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, anunciou, em seu site, que Maraildes Maciel Mota, a Formiga, será a primeira mulher a eternizar seu nome na calçada da fama do estádio.

Formiga entra para a seleta lista de atletas eternizados na calçada da fama. A lista conta com nomes de peso, como: Alex, Amaury, Buglê, Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Djalma Santos, Eder Aleixo, Euller, Evaldo, Jair Bala, Juca Show, Luisinho, Marques, Nelinho, Palhinha, Pelé, Piazza, Procópio, Reinaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Sorín e Tostão.

Para entendermos a importância de Formiga na história do futebol brasileiro é necessário retroceder um pouco no tempo. Mais precisamente há 29 anos. Formiga começou sua carreira aos 15 anos, no São Paulo, seu atual clube, e, apesar da pouca idade, logo despontou para o cenário mundial. Com o destaque, Formiga logo foi convocada para a seleção brasileira, onde permaneceu sendo uma das referências vestindo a amarelinha por 26 anos.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Durante a construção deste legado Formiga foi uma atleta que fez história. A meio campista disputou, ao longo de seus 26 anos de seleção, 233 jogos, marcando 37 gols. Essa longevidade fez com que a histórica atleta se tornasse a única pessoa, entre homens e mulheres, a disputar sete Copas do Mundo e sete Olimpíadas.

Tais feitos credenciaram Formiga para ocupar um lugar, até então, desconhecido por qualquer atleta de futebol feminino. Este feito de Formiga é uma conquista gigante, não só para ela, mas, também, para as futuras gerações do futebol feminino, que poderão olhar e se inspirar em alguém que fez, e por que não, faz história.

Formiga será eternizada na próxima terça-feira, 15, as 11:30h, no gramado do Gigante da Pampulha.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.