25 dos 27 estados já tem campeões. Dois estados ainda precisam decidir o campeão e, consequentemente, os representantes da A3 de 2022
Ás vezes a única competição de um time no ano ou a porta de entrada de muitas equipes para uma competição nacional, os estaduais estão quase todos concluídos e já temos quase todos os representantes para o Brasileiro Feminino A3. Esta é uma nova competição, criada no ano passado pela CBF e reúne 32 equipes, sendo em sua grande maioria campeões ou representantes estaduais.
Caso tenha perdido algum dos campeões ou queira relembrar, veja abaixo os campeões estaduais
ACRE
Em conquista inédita, o Rio Branco ficou com o primeiro título de sua história, derrotando na final o Assemurb, nos pênaltis, por 6 a 5.
ALAGOAS
O Alagoano Feminino também teve um campeão inédito: o já tradicional time CRB, que agora também possui um time feminino, ganhou a competição, derrotando o Acauã por 4 a 1.
AMAPÁ
Dependendo do julgamento movido pelo Independente, o Ypiranga é o virtual campeão do Amapaense de 2021. O Ypiranga venceu o maior campeão Oratório, nos pênaltis, depois de empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar.
O QUE ACONTECEU?
No Amapaense Feminino, o Ypiranga utilizou de uma atleta irregular e, com o recurso julgado pelo Tribunal de Justiça Desportivo Amapaense apenas retirou os pontos, sem desclassificar a equipe. Na última rodada da primeira fase, Ypiranga e Tiradentes terminaram com a mesma pontuação, contudo, por conta dos critérios de desempate, o Ypiranga avançou a decisão, junto com o Oratório.
Em caso do recurso for concluído a favor do Independente, um novo jogo deve ser realizado entre Ypiranga e Independente e corre o risco de uma nova final ser realizada. Em caso de recurso a favor do Ypiranga, a equipe vai receber as medalhas de campeão e, assim, se classificar para a A3 de 2022
AMAZONAS
O 3B voltou a ser campeão do Amazonense de 2021. A equipe ganhou o seu segundo título estadual ao derrotar o JCFC por 3 a 0. A equipe terminou a competição de forma invicta, com 7 vitórias e 1 empate, em 8 jogos disputados.
BAHIA
Depois de um ano sem ocorrer, o Baiano Feminino conquistou o seu quinto título na história, sendo o segundo seguido. As Meninas de Aço levaram o título baiano ao derrotar o Doce Mel/ Jequié por 4 a 1 no agregado.
CEARÁ
O Ceará voltou a levantar o título em 2021, derrotando o arquirrival Fortaleza, pelo placar de 5 a 4 no agregado. Este foi o terceiro título do Vozão, que havia ganhado em 2018 e 2019 anteriormente.
DISTRITO FEDERAL
As Leoas do Planalto levaram o terceiro título de sua história, de maneira seguida. O Real Brasília derrotou o Minas Brasília, por 2 a 1.
ESPÍRITO SANTO
O Vila Nova levou o título do Capixaba Feminino, pela sétima vez na história. A equipe derrotou o Prosperidade por 1 a 0. Esta foi a quinta vez seguida que a equipe levou o título capixaba e, com isso, vai novamente disputar uma competição nacional, o Brasileiro Feminino A3.
GOIÁS
O Vila Nova levantou o título de forma inédita no Campeonato Goiano. A equipe derrotou o maior campeão estadual e já tradicional Aliança, por 4 a 1, de forma agregada.
MARANHÃO
Por enquanto não temos informações sobre o Maranhense Feminino e como a entidade deve prosseguir com a competição estadual. A última edição foi disputada no início de 2021, válida pelo ano de 2020 e com vaga para a A2 do último ano, que ficou com o Cefama, que derrotou o Juventude Timonense por 6 a 1.
MATO GROSSO
O Mixto foi o campeão mato-grossense de 2021. A equipe levantou o título pela sétima vez, derrotando o Cuiabá por 6 a 0 no agregado. Este foi o sétimo título da história do Mixto na competição, que é o maior campeão do estado do Mato Grosso.
MATO GROSSO DO SUL
Pelo Sul-Matogrossense Feminino, o Operário ganhou o primeiro título na competição. Por ser uma competição de turno e returno , a equipe encerrou o estadual com 100% de aproveitamento, com 5 vitórias em 5 jogos, sendo campeão com uma rodada de antecedência .
MINAS GERAIS
O Atlético MG levou o segundo título seguido, sendo o sétimo no estadual de Minas Gerais. As Vingadoras derrotaram o Cruzeiro por 1 a 0 na decisão.
PARÁ
Depois de alguns problemas judiciais, o Paraense Feminino teve o primeiro jogo da final realizado no último domingo, 16, o Remo ganhou de 6 a 1 do Gavião Kyikatejê. Os gols foram marcados por Radija (2x), Lora Capanema, Thaisssinha, Karol e Letícia para as Leoas e Ana Clara diminuiu para o Gavião. O jogo de volta ocorre no dia 20, às 09h.
PARAÍBA
Uma equipe recém criada e com um objetivo bem interessante na Paraíba, que temos o campeão estadual: o VF4, em sua primeira participação no Paraibano Feminino já consegue o título estadual. A equipe derrotou na final o tradicional Botafogo, nos pênaltis, por 4 a 2, depois de empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar.
PARANÁ
PERNAMBUCO
O Nautico conquistou o campeonato pernambucano pela quarta vez na história, sendo a segunda de forma seguida. A equipe derrotou na final o Sport por 2 a 1.
PIAUÍ
Em final emocionante, o Teresina conquistou o seu primeiro título estadual, derrotando o Abelhas Rainhas por 3 a 2 nos pênaltis. No tempo regulamentar, a equipe chegou a perder por 3 a 1 e nos minutos finais empatou a partida, levando o jogo para as penalidades máximas, o que foi melhor para o Teresina, que, assim se classifica pela primeira vez a uma competição nacional, o Brasileiro Feminino A3.
RIO DE JANEIRO
O Flamengo voltou a levantar a Taça no estadual. O Rubro Negro chegou ao seu sexto título ao derrotar o Fluminense na final, em jogo único, por 3 a 0 nos pênaltis. No tempo regulamentar, empatou em 1 a 1 com o Tricolor das Laranjeiras. Com o sexto título, o Flamengo empatou em conquistas com o histórico Radar, que ganhou entre os anos de 1983 e 1988, seis títulos cariocas.
RIO GRANDE DO NORTE
No Campeonato Potiguar, o União levantou o terceiro título de sua história na competição, ao derrotar o Alecrim na decisão por 1 a 0.
RIO GRANDE DO SUL
Pela terceira vez seguida, o título gaúcho é das Gurias Coloradas, que venceram o Grêmio por 4 a 3 nos pênaltis, depos de empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar. Esta foi a décima primeira conquista do Internacional no Gaúcho Feminino.
RONDÔNIA
Em um campeonato de apenas 3 dias, o Real Ariquemes ganhou o título do Rondoniense Feminino de 2021. Com apenas 3 jogos, e 3 vitórias, com aproveitamento de 100%.
RORAIMA
O São Raimundo é o campeão roraimense de 2021. O Mundão derrotou na decisão o Grêmio Atlético Sampaio, pelo placar de 2 a 0, conquistando o oitavo título estadual.
SANTA CATARINA
Depois de um ano paralisado devido a pandemia da COVID-19, o Catarinense voltou a ser disputado no ano de 2021. O Avaí/Kindermann confirmou o favoritismo, vencendo o décimo segundo título da história da competição, derrotando o Criciúma na final, pelo placar de 4 a 0. No total, foram 3 jogos e 3 vitórias, aproveitamento de 100%.
SÃO PAULO
Em uma temporada mágica para o Corinthians, que também culminou a conquista do Campeonato Paulista pela terceira vez, de forma seguida. O Timão derrotou o São Paulo, pelo placar de 3 a 2 no agregado.
SERGIPE
O Estanciano foi o campeão estadual de 2021. A equipe derrotou o principal time sergipano, o Ros´rio Central, por 1 a 0. Este foi o primeiro título da equipe na competição, conquistando assim, de forma inédita, uma vaga para uma competição nacional.
TOCANTINS
O Paraíso conquistou mais um título tocantinense, derrotando o 100 Limites, por 4 a 0. Este foi o quarto título estadual do Paraíso, sendo o segundo de forma seguida.