Por: Júlia Castro – Empório do Futsal Feminino
Entre os dias 10 e 18 de outubro aconteceu em Brasília-DF o JUBs, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O futsal feminino contou com 19 equipes representando 19 estados diferentes na principal competição nacional a nível universitário.
Dentre as 19 participantes, 7 são base das equipes que fazem parte de competições da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS): UNIPLAC/Leoas da Serra participa do NFFB e Copa do Brasil e foi campeã da Taça Brasil nesse ano; UNIP/São José, FATEB/ADTB e IESB/ADEF estão no NFFB; FAIP/Uirapuru e UCDB/SERC participaram da Taça Brasil e Copa do Brasil; e UNIRV/Resenhas/Campestre jogou a Taça Brasil.
As equipes foram divididas inicialmente em 5 grupos – 4 grupos de 4 e 1 grupo de 3 – para disputar a fase classificatória. A partir da classificação final dessa fase foram criadas 3 divisões e definidos os jogos da próxima fase de cada uma delas:
1ª divisão
IESB/ADEF/DF UNIPLAC/Leoas da Serra/SC
UCDB/SERC/MS UNINASSAU/MA
UNIP/São José/SP MULTIVIX/ES
FTC/BA FATEB/ADTB/PR
2ª Divisão
UNIRV/Resenhas/Campestre/GO UNAMA/PA
UNINASSAU/PB UNINASSAU/PE
FEEVALE/RS UNIATENEU/CE
UNINASSAU/RN FACULDADE FAIP/Uirapuru/MT
3ª Divisão
UNIFAP/AP UFAC/AC UNIT/SE
Classificaram-se para as semifinais da 1ª divisão UNIPLAC/Leoas da Serra, FATEB/ADTB, UCDB/SERC e IESB/ADEF. A UNIPLAC venceu a FATEB por 1 a 0, com gol de Amandinha e a UCDB derrotou a sediante IESB por 2 a 1. Assim, a final ficou entre UNIPLAC/Leoas da Serra e UCDB/SERC e deu UNIPLAC por 7 a 0. FATEB/ADTB conquistou o 3º lugar.
Voltando-se agora para 2ª divisão, chegaram às semifinais as equipes UNIRV/GO, UNIATENEU/CE, UNINASSAU/PE e FEEVALE/RS. A UNIRV venceu a UNIATENEU por 4 a 1 e a UNINASSAU levou a melhor sobre a FEEVALE por 5 a 1. Na final entre goianas e pernambucanas deu Goiás, com a vitória da UNIRV por 2 a 0, e a UNIATENEU ficou com a 3 º colocação.
Já na 3ª divisão as semifinais foram disputadas entre UFAC/AC e UNIFAP/AP, em que as acreanas venceram por 4 a 0, e garantiram a vaga na final contra a UNIT/SE. Na disputa do título melhor para as sergipanas que fizeram 9 a 0 em cima da UFAC.
O JUBs é uma competição muito importante no cenário do futsal feminino nacional. Isso porque a modalidade tem uma relação muito próxima com a educação através de parcerias com faculdades e universidades, propiciando assim a possibilidade das atletas terem acesso a uma formação de nível superior, como fica visível na fala presente na matéria do site da CBDU da melhor jogadora do mundo, Amandinha, que foi campeã representando a UNIPLAC: “Uma das principais coisas que a gente ganha na nossa modalidade de estar realizando o nosso sonho jogando futsal é o fato de faculdades nos apoiarem, dar o nosso estudo e uma segurança para o nosso futuro além do esporte”.