Holanda aplica goleada histórica contra a Zâmbia

Viviane Miedema e Lieke Martens foram as estrelas da partida

Vivianne Miedema marca quatro gols contra a Zâmbia e é candidata à artilharia da competição. Foto: Seleção Holandesa

A seleção holandesa estreou nos Jogos Olímpicos em grande estilo ao vencer a Zâmbia por 10 a 3. Assim, aplicou uma das maiores goleadas da história das Olimpíadas, atrás apenas da goleada por 8 a 0 da Alemanha contra a China em 2004. Vivianne Miedema foi o principal nome da partida, marcando quatro gols, e Bárbara Banda surpreendeu ao marcar um hat-trick. 

Leia mais: Zâmbia e Holanda se enfrentam pelos Jogos Olímpicos

O jogo

O primeiro tempo se iniciou com tentativas da Zâmbia. Margret Belemu finalizou de voleio por cima do gol aos três minutos e Grace Chanda também chutou por cima aos cinco. Em seguida, Lieke Martens finalizou após cobrança de escanteio ensaiada e a defesa desviou. Aos nove minutos, após lançamento de Aniek Nouwen, a goleira Hazel Nali saiu mal, a bola encobriu e Miedema aproveitou para vencer a disputa e abrir o placar para a Holanda

Quatro minutos depois, Jackie Goenen encontrou Miedema na área, que não dominou bem, perdeu o embate com Nali e Martens finalizou para o gol vazio. Aos 15 minutos, a seleção holandesa lançou em profundidade para Miedema, que marcou novamente. Em seguida, Banda tentou a reação da Zâmbia, mas Sari Van Veenendaal saiu bem do gol. Dois minutos depois, a camisa 11 recebeu lançamento de Esther Siamfuko, aproveitou vacilo de Van Veenendaal e tocou para o gol vazio. 

Aos 27 minutos, Chanda driblou Groenen e finalizou com perigo no travessão. Logo, Danielle Van de Donk cruzou para Miedema, que dominou no peito e chutou forte, sem condições para a defesa zambiana. Em seguida, Martens aproveitou sobra de Miedema e marcou o seu segundo gol na partida. Seis minutos depois, Jill Roord efetuou o cruzamento e Shanice Van de Sander marcou o dela, finalizando a primeira etapa. 

O segundo tempo foi menos movimentado, devido ao placar já definido da partida. Então, a Zâmbia tentou finalizações com Belemu e Hellen Mubanga, porém sem sucesso. Aos 15 minutos, Miedema marcou o seu quarto gol e saiu de campo para a entrada de Lineth Beerensteyn, que já chegou finalizando para fora. Em seguida, outra chance de Beerensteyn, que cabeceou para fora, e Jill Roord fez lindo gol após driblar três jogadoras da Zâmbia. 

Aos 29 minutos, foi a vez de Beerensteyn fazer o dela, após se desviar das defensoras da Zâmbia. Depois, Banda chegou pela esquerda mas finalizou para fora. Aos 34, Victoria Pelova acertou no alvo após cruzamento de Renate Jansen. Por fim, Banda marca duas vezes após erros da goleira e da zaga holandesa. 

Bárbara Banda surpreende e marca um hat-trick pela Zâmbia. Foto: BR Football.

Na próxima rodada, a Holanda enfrenta o Brasil no sábado às 8h (horário de Brasília) e a Zâmbia joga contra a China às 5h (horário de Brasília) pelo grupo F. 

Ficha Técnica:

Escalações:

Zâmbia: Nali; Belemu (Mukwasa 87’), Mulenga (Musase 72’), Mweemba, Siamfuko; Lungu e Wilombe; Chitundu, Chanda, Banda; Mubanga (Lubandji 73’). Técnico: Bruce Mwape.

Gols: Banda (19’, 82’, 83’)

Cartão Amarelo: Esther Siamfuko (67’) 

Holanda: Veenedaal; Janssen, Van der Gragt (Wilms 61’), Nouwen (van Es 90’), Van Dongen; Groenen, Roord, Van de Donk (Pelova 72’); Van de Sanden (Jansen 72’), Miedema (Beeresteyn 60’), Martens. Técnica: Sarina Wiegman

Gols: Miedema (9’, 15’, 29’, 59’), Martens (14’ e 38’), van de Sanden (44’), Roord (64’), Beerensteyn (75’), Pelova (80’)

Cartão Amarelo: Kika van Es (90’)

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.