Com 12 equipes, turno único e VAR na fase final, um dos estaduais mais antigos começa no dia 11 de agosto e termina no dia 05 de dezembro
Na tarde desta segunda-feira, 28, a Federação Paulista de Futebol divulgou mais detalhes sobre a edição de 2021 do Paulista Feminino, que é considerado atualmente, o melhor estadual em atividade, considerando as equipes que disputam e toda a estrutura que é fornecida pela entidade organizadora da competição.
Assim como em 2019 e 2020, a competição vai contar com 12 equipes na disputa, contudo, diferente das duas edições anteriores, o Paulistão será realizado em formato único, no qual todas as equipes se enfrentam entre si, em jogos únicos, as quatro melhores se classificam para as semifinais e, do quinto ao oitavo colocado, se classificam para a Copa Paulista, que se encaminha para a sua quarta edição em 2021, e já teve como campeões Palmeiras e Santos.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pela FPF, a competição terá VAR (Árbrito de Vídeo) na fase final e vai se iniciar no dia 11 de agosto, e tem previsão de se encerrar no dia 05 de dezembro. Os demais detalhes, como os jogos e a tabela completa devem ser divulgados nos próximos dias.
Para este ano, temos duas novidades, se tratando de equipes: voltando às competições estaduais, com o objetivo de retornar ao cenário do futebol nacional, a Portuguesa disputa o Paulista de 2021 e o Bola Mágica, que estreia nesta edição.
Confira as 12 equipes da edição de 2021 do Paulista Feminino
Taubaté
Portuguesa
Bola Mágica
Nacional
Realidade Jovem
RB Bragantino
Santos
São José
Palmeiras
Corinthians
CAMPEONATO PAULISTA FEMININO
Criado em 1984, o estadual de São Paulo é uma das competições regionais mais antigas quando falamos do futebol feminino. Em seus primeiros anos, teve uma hegemonia da equipe do Juventus, da Mooca, que ganhou o título durante os primeiros quatro anos (1984-1987). Após o domínio da equipe da zona Leste paulista, o torneio teve uma parada de oito anos e voltou a ser disputado em 1997, quando teve o São Paulo, de Formiga campeão.
Em 2003 teve uma nova parada e voltou a ser disputado em 2004, e, desde então, não tivemos um ano ininterrupto da competição. Quando tratamos do novo formato, a Ferroviária e o Santos são os maiores campeões, com quatro títulos cada. O atual bicampeão é o Corinthians, que derrotou a Ferroviária em 2020 pelo placar de 8 a 1 no agregado.