Cariocas foram até Bauru enfrentar a Ferroviária pela última rodada do Brasileirão Feminino onde só a vitória interessava. Darlene desperdiçou grandes chances e o Flamengo caiu por 2×1 para as locais. Os gols foram de Jayanne e Lurdinha (2x).
O Flamengo visitou hoje (24) a Ferroviária no Alfredão, Bauru, pela última rodada do Brasileirão Feminino 2021. As Guerreiras Grenás entraram em campo já classificadas, enquanto que o time da Gávea precisava vencer e torcer contra o Avaí Kindermann para garantir a última vaga para as quartas de final da competição.
O técnico Celso Silva mandou a campo o mesmo time de outras partidas, com Rafa Barros começando no banco e Darlene iniciando mais avançada, como uma centroavante. A proposta do Flamengo era marcar o primeiro gol o quanto antes, para poder controlar a partida.
O primeiro tempo começou com domínio total das cariocas. Darlene aparecia em todos os setores do campo e agredia a defesa da ferrinha. Aos 20′, a atacante desperdiçou uma grande chance após um lindo passe de Ana Carla deixá-la de frente para a goleira Luciana. O Flamengo esbarrava no mesmo problema que se arrastou durante todo o campeonato: um bom volume ofensivo, mas pouca efetividade nas chegadas.
E como a bola pune, aos 25′ a Ferroviária abriu o placar em seu primeiro lance de perigo: em rápido contra-ataque, Aline Milene deu passe maestral para Lurdinha, que apareceu cara a cara com a goleira Kaká e finalizou com a perna esquerda. Após o gol, as rubronegras se desequilibraram e não conseguiram mais controlar a partida. A cada minuto, a Ferroviária ganhava terreno e agredia mais a zaga carioca.
O segundo tempo iniciou de forma diferente do primeiro: a Ferroviária impôs nos primeiros 10 minutos uma verdadeira blitz, com 4 chegadas perigosas, onde o gol não saiu por um milagre e falta de capricho das atacantes Sâmia e Leidiane.
No segundo tempo a bola também puniu a falta de efetividade, mas dessa vez, do outro lado. Aos 11′, Jayanne invadiu a área, driblou, ficou cara a cara com a goleira Luciana e finalizou para empatar. O Flamengo ainda precisava de mais um para poder sonhar com a classificação.
Mas aos 35′ veio o banho de água fria no time da Gávea: a zagueira Anny deu um chutão para tirar a bola, a zaga flamenguista cochilou e Lurdinha apareceu mais uma vez livre para finalizar e encerrar quaisquer chances do Flamengo de avançar para a segunda fase do Brasileirão.
Fim de papo no Alfredão, em Bauru. Pelo segundo ano consecutivo sob o comando de Celso Silva, o Flamengo cai na primeira fase do Brasileirão Feminino. O time vem, desde 2019, encontrando dificuldades em manter o bom desempenho de outras temporadas e precisa pensar em uma reorganização total se quiser voltar a ser um time que briga por títulos importantes.
ESCALAÇÕES
Ferroviária: 1. Luciana, 2. Monalisa, 3. Anny, 6. Barrinha, 7. Aline Milene, 8. Samia, 11. Lurdinha, 14. Leidiane, 15. Amanda, 17. Rafa Mineira, 19. Géssica. Técnica: Lindsay Camila.
Flamengo: 22. Kaká, 94. Rayanne, 03. Stella, 04. Cida, 06. Sorriso, 05. Kaylane, 08. Andressa, 10. Ana Carla, 11. Jayanne, 27. Darlene, 09. Flávia. Técnico: Celso Silva.