Com golaço de Capelinha, Cruzeiro derrota o Napoli por 3 a 0 em um jogo recheado de emoção.
Cruzeiro e Napoli travaram uma batalha repleta de sentimentos, esperança, força e muita emoção no Sesc Venda Nova. A partida foi válida pela 8a rodada do Campeonato Brasileiro, com a vitória o Cruzeiro foi a oito pontos e manteve viva a esperança de se manter na elite do campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Capelinha, Mayara Vaz e Duda, mas o fato mais marcante da partida ficou por conta da equipe catarinense, que antes do início da partida protagonizou um momento de muita emoção.
Tal emoção se deve a morte de Salézio Kindermann, presidente e fundador da equipe do Avaí e gestor da equipe do Napoli, que faleceu na noite deste sábado, 15, em decorrência das sequelas da COVID-19. Com isso a equipe do Napoli foi a campo buscando vencer como forma de homenagear seu gestor. Antes da bola rolar um minuto de silencio foi dado, neste minuto o que se viu foi uma equipe inteira de joelhos. Atletas e comissão técnica com olhos marejados, lamentando a perda de seu gestor. No estádio o silêncio e o respeito eram visíveis.
Quando a bola rolou o que se viu foi uma partida bastante disputada, onde o Cruzeiro buscava sua segunda vitória e manter viva a esperança de permanecer na elite, diferentemente das rodadas anteriores o clube se mostrou vibrante, com Zuniga e Thamirys da arquibancada gritando e incentivando a equipe. O Napoli, por sua vez, parecia lutar por honra. Pela honra de seu gestor.
Os primeiros minutos da partida foram equilibrados, com as duas equipes levando perigo. Duda e Carol finalizaram de fora da área, mas sem obrigar a goleira adversária a fazer grande intervenção. Já o Napoli buscava abrir o placar através de bolas longas nas costas da zaga cruzeirense, duas bolas passaram por cima do gol assustando a goleira cruzeirense.
O equilíbrio da partida era visível, Carol fez boa jogada e achou Mariana, mas a finalização da atacante parou na goleira Maria. O Napoli respondeu quase imediatamente em erro defensivo celeste, mas Mari, dentro da pequena área, não alcançou um chute cruzado. Visando desequilibrar a partida as atletas cruzeirenses não relacionadas jogavam junto com a equipe, Janaina, Thamirys e Zuniga gritavam a cada lance.
Aos 27 da etapa inicial Duda achou Lucero na esquerda, a colombiana finalizou levando perigo a meta de Maria. Após erro na saída de bola da equipe catarinense Duda chutou em cima da goleira catarinense. Poucos minutos depois uma falta despretensiosa tirou o zero do placar.
Foi aos 32 minutos, uma falta da intermediaria pareceu não levar muito perigo ao gol catarinense. Mas Capelinha foi para a cobrança e finalizou com força sem chances para a goleira Maria. Com o gol as mineiras se acalmaram na partida, pararam de forçar jogadas e passaram a arriscar de fora da área.
Com a desvantagem no placar a equipe do Napoli pareceu sentir o golpe. O Cruzeiro, então, aproveitou a fragilidade do adversário e ampliou o placar com Mayara Vaz, após um belo chute de primeira da entrada da área. Quando tudo indicava o fim do primeiro tempo com 2 a 0 no placar Rebecca achou Duda aberta na direita, a meia com um chute firme acertou a trave esquerda da goleira Maria, na volta a bola acertou as costas da goleira e entrou, transformando a vantagem celeste em 3 a 0.
O segundo tempo foi marcado por uma queda brusca de ritmo, o Napoli sem forcas para reagir e o Cruzeiro sem muito apetite de aumentar o placar. Com isso, o jogo acabou ficando mais brigado, com disputas mais duras.
As visitantes bem que tentaram diminuir, mas não levavam perigo ao gol de Mary Camilo, além de dar muito espaço para o contra golpe. Foi em um contra ataque em velocidade que o cruzeiro quase transformou a vitória em goleada, Mariana saiu em velocidade, invadiu a área, mas parou em Maria, que saiu muito bem do gol, no rebote a bola sobrou para Shimo que finalizou em cima da zaga.
O destaque do segundo tempo foi Duda, que jogando mais avançada ditou o ritmo da equipe. No final do jogo o Cruzeiro quase ampliou com Eskerdinha batendo de primeira um cruzamento vindo da direita.
Com o resultado, o Cruzeiro conseguiu sua segunda vitória e foi a 8 pontos na competição, já o Napoli permaneceu na lanterna com apenas três pontos. Na próxima rodada o Cruzeiro vai à Araraquara enfrentar a Ferroviária, visando mais uma vitória. O jogo será na Fonte Luminosa, no sábado, 22, às 20 horas. Já o Napoli vai à Cotia enfrentar o São Paulo, buscando sua primeira vitória na competição. O jogo acontecerá sábado, 22, às 15 horas, no estádio Marcelo Portugal.