Fora de casa Cruzeiro vence Minas Brasília e conquista sua primeira vitória no Brasileiro

Foto: Patricy Albuquerque

Duda marca duas vezes e ajuda o Cruzeiro a conseguir sua primeira vitória fora de casa diante de um frágil Minas Brasília.

O jogo entre Minas Brasília e Cruzeiro marcou a quinta rodada do Brasileiro Feminino, o palco da partida foi o estádio Defelê, no Distrito Federal. A partida marcou a primeira vitória das visitantes no campeonato pelo placar de 3 a 1. Com a derrota o Minas Brasília segue sem vencer na competição nacional.

Diferente das partidas anteriores, as duas equipes apresentaram mudanças em suas escalações. O time do Minas não contou com Suzana, suspensa, e com a saída de titular da Robinha, destaque do time. Já o Cruzeiro não contou com Pâmela, lesionada, e com Pires, por opção técnica. Com isso, Capelinha foi para a zaga e Mariana Santos, que vinha atuando na ponta, assumiu o comando de ataque, dando lugar no meio a Mayara Vaz.

O jogo começou com o Cruzeiro comandando as ações, usando de jogadas associadas em velocidade pela direita para tentar surpreender as atletas do Minas. O domínio celeste logo deu fruto com Mariana Santos, que recebeu um belo passe por elevação de Carol e finalizou por cobertura na saída da goleira Karen.

Com a vantagem as visitantes recuaram suas linhas e passaram a se defender no 4-4-1-1 variando para um 4-5-1 com Vanessinha atuando por dentro ao lado de Carol. Mayara Vaz e Lucero fechavam a linha de meio.

Com o recuo das mineiras o time de Brasília  passou a controlar as ações do jogo e levar perigo a meta de Mary Camilo com chutes de média e longa distância. Karla, Nenê e Isa levaram perigo, mas sem obrigar a goleira Celeste a fazer uma intervenção mais difícil.

Aos 33 minutos Pelé criou uma jogada pela direita e bateu cruzado, a bola passou por toda a extensão da área, mas não encontrou ninguém que pudesse empurrar a bola para o gol. Poucos minutos depois, nova jogada pela direita, desta vez com Nenê, resultou em finalização de Kati de primeira, a bola passou levando perigo ao gol de Mary Camilo.

Nos acréscimos da etapa inicial, Duda finalizou da entrada da área e a bola acertou Jéh. O árbitro da partida acabou marcando pênalti. A camisa dez, Duda, foi para a cobrança e bateu forte deslocando a goleira Karen aumentando a vantagem das visitantes.

Foto: Patricy Albuquerque

No segundo tempo a equipe do Minas voltou pressionando, visando diminuir o prejuízo.  Robinha, que entrou no intervalo, finalizou já nos minutos iniciais, mas a bola saiu a direita. A pressão do Minas continuou com a equipe forçando o jogo pela direita.

Aos 9 minutos Vanessinha deixou Mariana cara a cara com a goleira Karen, a atacante celeste tentou driblar a goleira, que foi muito bem, no rebote Rebecca finalizou em cima da zaga. O Minas não ficou atrás e, após trama pelo meio entre Karla e Robinha, a atacante destaque da equipe finalizou a direita também levando perigo.

Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, Mary Camilo opera um pequeno milagre mantendo a equipe sem sofrer gols na partida. Após erro no meio campo Vanessinha roubou a bola e partiu em velocidade. Depois de deixar duas adversárias para trás atacante abriu na direita com Mariana Santos, que devolveu para a atacante. Vanessinha não foi egoísta e rolou para Duda empurrar para o gol vazio e ampliar a vantagem do Cruzeiro para 3 a 0.

Com a desvantagem de três gols o Minas se lançou ao ataque e aos 42 minutos Nenê diminuiu o placar para o Minas. O gol saiu após cobrança de escanteio na segunda trave. A bola foi escorada para o meio e encontrou a atacante brasiliense sozinha para diminuir o placar. Com o gol marcado a esperança do Minas pareceu voltar, mas o tempo  era pouco para qualquer reação.  

A pesar da vitória um alerta fica para a equipe do Cruzeiro. A equipe começa pressionando, dominando as ações do jogo, mas ao conseguir a vantagem no marcador recua em demasia assumindo o risco de sofrer o empate e, possivelmente, a virada. Pois em diversas oportunidades a equipe demonstrou sentir o volume adversário e o gol sofrido, ficando sem forças para reagir .

O próximo desafio das equipes será no dia 9. O Minas vai à Caçador enfrentar o Napoli, ás 15 horas. Já o Cruzeiro recebe o Botafogo, no mesmo dia, ás 17 horas.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.