Um dia histórico para o futebol feminino da Holanda, atual campeã europeia. A equipe jogará pela primeira vez as quartas de final da Copa do Mundo em sua segunda participação na história do torneio. Com dois gols de Martens e com Hasegawa marcando para a aguerrida equipe japonesa, que teve inúmeras chances durante o jogo.
A Holanda começou melhor na partida e quase abriu o placar com Miedema. Aos 16 minutos, após escanteio cobrado por Spitse, Martens deu um belo toque para tirar da goleira japonesa e abrir o placar. O Japão sentiu o baque do gol e buscou se organizar em busca do empate, acertando uma bola na trave com Sugasawa. O empate japonês veio no erro de marcação da Holanda em jogada bem trabalhada, que resultou no gol de Hasegawa aos 42 minutos da etapa inicial.
Na segunda etapa, o Japão dominou a segunda etapa, obrigando a boas defesas de Van Veenendaal. A entrada de Momiki deu mais dinâmica ao ataque japonês, que teve inúmeras chances da virada. Porém, foi a Holanda que marcou após pênalti cometido por Kumagai, que desviou com a mão o chute de Miedema. Martens, que não é a batedora oficial da seleção holandesa e sim Spitse, cobrou e converteu o gol da histórica classificação neerlandesa.
O adversário nas quartas de final será a Itália, que venceu a China por 2 a 0. A partida será em Valencienes, no dia 29 (sábado) às 10h, pelo horário de Brasília.
Veja os melhores momentos: