A 1ª rodada da fase de grupos da UEFA Women’s Champions League aconteceu nesta semana e alguns resultados surpreenderam os amantes da competição — o Manchester City derrotou o atual campeão Barcelona, o Arsenal foi goleado pelo Bayern de Munique e a Roma venceu o tradicional Wolfsburg. Confira os detalhes de cada jogo e a classificação das equipes a seguir:
Grupo A
Roma 1×0 Wolfsburg
Em jogo difícil, a Roma abriu o placar com um gol de pênalti de Manuela Giugliano, mas presenciou as visitantes de Wolfsburg dominarem o meio-campo e finalizarem 23 vezes ao decorrer dos 90 minutos de partida. Porém, a Giallorossi contou com grande atuação da goleira romena Camelia Ceasar, que fez cinco defesas no jogo, além de uma ajuda extra do travessão em outras duas oportunidades.
Lyon 3×0 Galatasaray
As octacampeãs estrearam na competição com uma imponente vitória contra o estreante Galatasaray. Kadidiatou Diani abriu o placar aos 34 minutos e esse saldo foi ampliado no final do primeiro tempo com Vanessa Gilles e aos 32 minutos da segunda etapa com a camisa 11 novamente — com direito a duas assistências de Tabitha Chawinga.
O Lyon dominou fortemente a partida, com 72% de posse de bola e 40 finalizações realizadas, sendo 16 dessas no alvo. A goleira turca Gamze Yaman fez 11 defesas durante o jogo.
Agenda
Na próxima quinta-feira (17), Galatasaray e Roma se enfrentam às 13h45 (horário de Brasília), assim como Wolfsburg e Lyon às 16h.
Grupo B
Chelsea 3×2 Real Madrid
Apesar da vitória das Blues em pleno Stamford Bridge, a estreia do Chelsea acende um alerta para o decorrer da temporada, após erros individuais na defesa e no ritmo constante de jogo. A alemã Sjoeke Nüsken abriu o placar rapidamente aos dois minutos e Guro Reiten ampliou aos 28 minutos em cobrança de pênalti. Aos 39, Alba Redondo diminuiu a vantagem das anfitriãs.
Na segunda etapa, as colombianas foram os destaques: Mayra Ramirez marcou o terceiro gol do Chelsea aos oito minutos e Linda Caicedo, que já desorganizava a defesa das inglesas desde os 18 minutos, marcou o segundo gol espanhol aos 38, dando esperança para as madridistas até o apito final da partida.
Celtic 0x2 Twente
No confronto entre duas equipes estreantes na fase de grupos da competição, a equipe holandesa se deu melhor. Mesmo jogando fora de casa, mostrou-se dominante na posse de bola (média de 72%) e a meio-campista Kayleigh van Dooren marcou os dois gols da importante vitória.
Agenda
Na próxima quinta-feira (17), Real Madrid e Celtic jogam entre si às 13h45 (horário de Brasília), assim como Twente e Chelsea às 16h.
Grupo C
Bayern 5×2 Arsenal
As alemãs venceram as inglesas de virada e foram o destaque da rodada com esse placar elástico, já garantindo três gols de saldo na tabela de classificação. Mariona Caldentey abriu o placar para as Gunners aos 30 minutos, mas Glódis Viggósdóttir empatou no final da primeira etapa.
Nos 45 minutos finais, Sydney Lohmann virou para as bávaras, mas Laia Codina igualou o placar. Depois, em apenas 13 minutos, a dinamarquesa Pernille Harder marcou um hat-trick e definiu a vitória para a equipe da Alemanha, em seu 50º jogo na competição. A camisa 21 assume a então artilharia do torneio com três gols.
Välerenga 0x1 Juventus
Em estreia em Oslo, na Noruega, a Juventus conquistou os seus três pontos na rodada após lindo passe de Chiare Beccari para a finalização de Sofia Cantore. As donas da casa e estreantes na competição até tentaram o empate (finalizando 25 vezes e seis delas no gol), com a melhor chance sendo um cabeceio de Sara Hørte na trave antes do intervalo.
Agenda
Na próxima quarta-feira (16), Juventus e Bayern se enfrentam às 13h45 (horário de Brasília), assim como Arsenal x Valerenga no mesmo dia às 16h.
Grupo D
Hammarby 2×0 St. Pölten
As estreantes contaram com um público de 7.562 torcedores em sua primeira vitória na competição. A equipe sueca abriu o placar aos 18 minutos com a meio-campista Vilde Hasund e ampliou a vantagem no final da partida com Cathinka Tandberg. Por mais que as austríacas tenham criado, as melhores oportunidades foram das anfitriãs.
Manchester City 2×0 Barcelona
Após ser eliminado na fase preliminar das duas últimas edições, o Manchester City chamou a responsabilidade para si e reestreou em grande estilo com uma vitória contra as atuais campeãs do torneio. Aos 36 minutos, Layzell Naomi abriu o placar para as Citizens e no segundo tempo Khadija Shaw ampliou a vantagem.
Apesar de o Barcelona ter pressionado bastante e dominado significativamente a posse de bola (60% a 40%), as melhores chances foram da equipe da casa, que já garantiu os primeiros três pontos na competição.
Agenda
Na próxima quarta-feira (16), o St. Pölten recebe o Manchester City às 13h45 (horário de Brasília) e o Barcelona confronta o Hammarby às 16h.