FIFA ANUNCIA DEZ CANDIDATOS AO PRÊMIO DE MELHOR TREINADOR DE FUTEBOL FEMININO EM 2016

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Ex-treinador da seleção feminina do Brasil, Vadão está entre os dez candidatos. 

cwlsbv9wcaac93b
Apesar do questionado trabalho em dois anos no comando da seleção brasileira, Vadão figura entre os dez nomes da lista da FIFA. (FOTO: FIFAWomensWorldCup| Twitter)

Por: Bruno Bezerra

A FIFA divulgou hoje os dez candidatos ao prêmio de melhor treinador de equipes femininas no ano de 2016. Entre os nomes anunciados, um brasileiro: o ex-treinador da seleção brasileira de futebol feminina, Osvaldo Alvarez, o Vadão, demitido do cargo nesta terça-feira, sendo substituído por Emily Lima, como já foi anunciado por Rafael Alves na madrugada de ontem, aqui mesmo no site.

A lista conta com nomes conhecidos, como o da alemã Silvia Neid que sem dúvidas é a grande favorita a conquista do prêmio, após ter guiado a DFB Frauen ao inédito ouro olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro esse ano e que deixou o comando da seleção alemã, sendo sucedida por Steffi Jones. Outro nome de destaque é a experiente sueca Pia Sundhage, que conduziu a seleção de seu país a conquista da inédita medalha de prata nas Olimpíadas de 2016. Neid conquistou o prêmio de melhor treinadora por duas ocasiões (2010 e 2013), enquanto Sundhage foi eleita a melhor treinadora em 2012.

FOTO: UEFA
Neid e Sundhage terão mais um duelo pela frente. (FOTO: UEFA)

John Herdman, treinador inglês e medalhista de bronze na Olimpíada com o Canadá é outro nome bastante valorizado na lista, assim como Gérard Prêcheur, treinador francês campeão da temporada 2015/16 da UWCL sob o comando do Lyon. Outro francês na lista é Philippe Bergeroo, que assim como Vadão, não é mais treinador da seleção feminina de seu país, tendo sido destituído do cargo após a Olimpíada e sendo sucedido por Olivier Echouafni.

FOTO: UEFA
Gerard Prêcheur. (FOTO: UEFA)

Outros nomes da lista são:

  • Thomas Wörle, treinador alemão da equipe do Bayern München e bicampeão da Frauen Bundesliga (2014/15 e 2015/16),
  • Vera Pauw, treinadora holandesa da equipe da África do Sul;
  • Jill Ellis, treinadora inglesa da seleção norte-americana e campeã do mundo em 2015;
  • Vadão, ex-treinador da seleção brasileira;
  • Martina Voss Teckelenburg, treinadora alemã da seleção da Suíça.

O vencedor do prêmio de melhor treinador de futebol feminino da FIFA em 2016 será determinada por meio de um processo de votação combinada, em que 50% da decisão será baseada nas escolhas de todos as capitãs e treinadores das seleções femininas de todo o mundo, enquanto os outros 50% serão definidos pelo resultado de uma votação pública on-line com fãs de futebol e as submissões de um grupo selecionado de mais de 200 representantes de mídia dos seis continentes.

Os dez nomes da seleção para a melhor jogadora de futebol feminino da FIFA serão revelados na quinta-feira, 3 de novembro. O processo de votação para jogadoras e treinadores do ano em 2016, começa no dia 4 de novembro, sendo encerrado em 22 de novembro e no dia 2 de dezembro, serão anunciadas as listas finais de três candidatos para estas categorias. No dia 9 de Janeiro de 2017, na Suíça, teremos a escolha do melhor treinador (a) e da melhor jogadora de futebol feminino em 2016.

Comente

comments