NTV Beleza conquistou a Nadeshiko League após 5 anos – e 4 vices seguidos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

ntv-beleza_2015_nadeshiko-league_campeao

A versão feminina do Tokyo Verdy saiu do jejum e conquistou seu 13ª título japonês / Foto: Divulgação

 

Por Tiago Bontempo

 

Desde que o Japão criou sua liga nacional de futebol feminino, em 1989, o NTV Beleza (que até 1998 era chamado Yomiuri Beleza) só não terminou entre os dois primeiros duas vezes (com um quinto lugar em 95 e terceiro em 96). Incríveis 13 títulos e 12 vices em 27 anos. Mas toda essa tradição vinha sendo ofuscada desde a última conquista, em 2010, com o tricampeonato do INAC Kobe Leonessa de 2011 a 2013 e o Urawa Reds Ladies como campeão de 2014, enquanto o Beleza colecionou quatro vices consecutivos.

A impressão era de que teríamos mais do mesmo em 2015. O INAC Kobe, que recebeu de volta veteranas da seleção como Kinga, Ohno e Kawasumi, além de ter contratado Sameshima e já ter nomes conhecidos como Kaihori, Sawa, Asuna Tanaka e Takase, começou a campanha esbanjando favoritismo com seis vitórias seguidas e liderou a maior parte do campeonato. Mas as duas únicas derrotas sofridas foram logo contra o NTV Beleza e o time de Tóquio ultrapassou a equipe de Kobe na última rodada da temporada regular.

A partir daí, a liga se dividiu em dois grupos para a fase final, com os seis primeiros jogando entre si pelo título e os quatro últimos na disputa contra o rebaixamento. O INAC começou mal a fase decisiva: empatou com o Chiba (1×1), perdeu para Niigata (2×0) e Sendai (4×2) e só venceu na penúltima rodada (3×0 Urawa). A última partida, empate em 0x0 com o NTV, não valia mais nada, pois o Beleza já tinha conquistado o título com um jogo de antecedência: venceu outros três jogos (2×0 Sendai, 2×1 Niigata e 2×0 Chiba) e só perdeu para o Urawa (2×1).

Por um lado, a temporada mostrou que a seleção japonesa precisa se renovar com urgência. Afinal, nenhuma das estrelas do INAC Kobe teve um grande ano – tanto que o time não teve nenhuma representante na seleção do campeonato (veja abaixo). Por outro lado, a promissora nova safra do NTV mostrou do que é capaz com várias jogadoras jovens como Mina Tanaka (21 anos), Tomoko Muramatsu (21), Ayaka Yamashita (20) e Yui Hasegawa (18). Nomes que já podem integrar o elenco das Nadeshikos de Norio Sasaki para as Olimpíadas de 2016.

 

ntv-beleza_2015_sakaguchi

Mizuho Sakaguchi foi a estrela do NTV Beleza – às vezes ela até passava despercebida na seleção por ser apenas “a volante que joga do lado da Sawa” mas, atuando mais adiantada por seu clube, foi a terceira maior goleadora da liga e levou o prêmio de MVP de forma indiscutível Foto: Divulgação

 

nadeshiko_league_2015_regular-season

Classificação do 1º estágio: os seis primeiros colocados avançaram para o hexagonal final valendo o título; os quatro últimos formaram um grupo para fugir do rebaixamento

 

nadeshiko_league_2015_exciting-series

Classificação da fase final: NTV campeão e Saitama rebaixado. O Nagano Parceiro foi promovido como campeão da segunda divisão e o segundo colocado, Nojima Stela Kanagawa Sagamihara, vai disputar um playoff com o Osaka Takatsuki pela última vaga na elite

 

Premiações:
Melhor jogadora: Mizuho Sakaguchi (NTV)
Melhor jogadora jovem: Kiko Seike (Urawa)
Prêmio “Espírito de Luta”: Megumi Kamionobe (Niigata)
Prêmio especial: Aya Miyama (Okayama) – pelos “serviços prestados à liga”
Prêmio Fair Play: Urawa Reds

Seleção do campeonato:
Goleira: Ayaka Yamashita (NTV)
Defensoras: Saori Ariyoshi (NTV), Azusa Iwashimizu (NTV), Tomoko Muramatsu (NTV)
Meio-campistas: Mizuho Sakaguchi (NTV), Yuri Kawamura (Sendai), Megumi Kamionobe (Niigata), Natsuko Hara (NTV), Hanae Shibata (Urawa)
Atacantes: Yuika Sugasawa (Chiba), Mina Tanaka (NTV)

Artilharia*:
15 gols (12+3): Yuika Sugasawa (Chiba)
14 gols (12+2): Mina Tanaka (NTV)
10 gols (9+1): Mizuho Sakaguchi (NTV)
9 gols (4+5): Marumi Yamazaki (Niigata)
9 gols (8+1): Kiko Seike (Urawa)
9 gols (9+0): Yuri Kawamura (Sendai)
8 gols (6+2): Rika Masuya (Kobe)
*Entre parênteses, os gols marcados na primeira fase e na fase final

Comente

comments